Páginas

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Efésios 5.4: o que significa torpeza no idioma grego

Adultério: torpeza moral.

"Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças" - Efésios 5.4.

No dicionário Michaellis, o verbete torpeza é definido assim: tor.pe.za sf (torpe+eza) 1 Qualidade de torpe. 2 Procedimento indigno ou ignóbil. 3 Desonestidade, desvergonha, impudicícia. 4 Brutalidade, selvageria. 5 Torpidade, torpitude.

No idioma português, tendemos a pensar que seja apenas a falta de vergonha, o torpe seria o sujeito que não se ruboriza com nada e causa rubor em quem convive com ele.

Torpeza, em grego é aischrotes, da raiz aischros. Significa vergonha, vil, infâmia, obscenidade, corrupção, baixeza. E muito mais do que as inconveniências das piadinhas sujas e palavreados de baixo calão. Vai um pouco além da explicação que os dicionários em português nos dão.

Segundo a definição bíblica, ser uma pessoa torpe é falar e agir no papel do vilão. É ser aquela pessoa que  "joga sujo", falta com o decoro, desrespeita regras, comete ações vergonhosas, aceita a corrupção e é corruptor. Ser desonesto, amoral, desleal, traidor de confiança, com vista a ter algum privilégio pessoal contra quem age honestamente. O torpe não é amigo de ninguém.

Isto posto, fica o seguinte conselho bíblico: fuja da aparência do mal (1 Tessalonicenses 5.22).

A definição do termo grego para parvoíce
Patrícia Abravanel, filha de Silvio Santos, cita a Bíblia e diz que esposas têm que fazer sexo com seus maridos para evitar traição deles 

14 comentários:

  1. Muito completo o estudo das palavras. Interessante ver junto a o contexto da palavra ...amei

    ResponderExcluir
  2. Olá, Kátia.

    Obrigado por manifestar sua opinião. Tudo que faço tem como objetivo a glória de Deus e a edificação dos irmãos e irmãs em Cristo. Para mim, como blogueiro, é importante saber como as publicações chegam aos leitores, porque a intenção é proporcioar a edificação espiritual.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns muito importante essas informações.

    ResponderExcluir
  4. Muito bem explicado! Graça e paz vos seja multiplicado!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ana.

    Saiba que fico contente em perceber o seu amor pela Palavra de Deus e notar a sua busca por mais conhecimento sobre ela. Todos que assim fazem são abençoados pelo Pai celeste.

    Agradeço por manifestar sua opinião a respeito do tema desta publicação.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Leandro.

    Ore por este Blogueiro. Ao criar o blog Belverede, a intenção que havia no meu coração era buscar conhecimento bíblico e compartilhá-lo. Que o Senhor preserve este desejo, mantenha acesa a chama da comunicação virtual, conceda renovada a luz da inspiração para criar novas pautas que encontrem a necessidade dos internautas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Que Cristo Jesus derrame a cada dia de sabedoria e conhecimento em seu amor sobre sua vida irmão 🙌

    ResponderExcluir
  8. Prezado (a) Internauta (Unknown).

    Para tudo o que acontece em nossas vidas existe um propósito muito bem definido por Deus. Ele quer nos usar como fontes de bênçãos, entregar suas bênçãos para nós mesmos, e nos fazer propagadores de bênçãos que serão perfeitamente úteis para outras pessoas. Então, que seja assim conforme você digitou, em nome de Jesus Cristo para a glória de Deus.

    Que a cada dia haja em nós mais sabedoria, maior conhecimento e melhores atitudes para expressar o amor do Senhor com a exatidão do seu significado, sempre que houver oportunidade.

    Que também existam sabedoria, conhecimento e amor em todas as pessoas que visitaram e leram, visitam e leem, e, visitarão e lerão os artigos que eu publiquei no blog Belverede. E que através das mensagens aqui publicadas, todos possam interagir e expandir as informações expostas, objetivando espalhar edificação espiritual para muitos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Me ajudou muito ,continua com o pensamento de esclarecer a verdade da lavra para a edificação do corpo de Cristo.

    ResponderExcluir
  10. Olá, UnkNown [31 de agosto de 2019].

    Eu me sinto bem ao saber que a postagem que escrevi serve de esclarecimento aos irmãos e irmãs em Cristo. Obrigado por permitir que eu saiba.

    Tudo ocorre com a permissão de Deus e é a Ele que eu rendo glórias por essa situação. Sem Ele nada somos. Glórias ao Senhor por tudo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Muito esclarecedor abre a nossa visão e entendimento sem menosprezar e criar contendas visão espiritual 🙏🙏🙏🙏😇😇😇😇

    ResponderExcluir
  12. Caro internauta de 05/09/19.

    A intenção ao manter este blog em atividade é, com o auxílio do Senhor, buscar e compartilhar conhecimento. Se este post é visto desta maneira, então, ficamos felizes, pois é sinal que estamos alcançando o objetivo.

    Visite o blog em outras postagens. É bem-vindo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. DEUS seja louvado em sua vida meu amado irmão, que ele venha abrir seu entendimento, cada vez mas em nome de JESUS CRISTO NOSSO SENHOR AMÉM!

    ResponderExcluir
  14. Unknown | 27 de agosto de 2021 19h59.

    Amém, assim seja. Que o nosso Deus queira proporcionar isso não só a mim, a você também.

    ResponderExcluir

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes