O Ciclo do Carbono, ou Ciclo Biosférico, se consiste no processo pelo qual o carbono se movimenta na Natureza. Pela terra, água de rios, lagos e oceanos, por intermédios de organismos vivos. Ao longo do qual o carbono em combinação orgânica é transmitido de um ser vivo para outro através das cadeias alimentares, sendo posteriormente devolvido para a atmosfera sob a forma de anidro carbônico, que as plantas verdes incorporam como fotossíntese.
É óbvio que não encontraremos palavras relativamente novas como “oxigênio”, “carbono”, “ecologia” e “fotossíntese” nas páginas das Escrituras Sagradas.
Três observações sobre isso:
1ª - Subentendidamente vemos que o Ciclo do Carbono pode ser analisado através de algumas passagens bíblicas.
Não é estranho dizer isso, pois a flora, a fauna, os ecossistemas, as estações do ano, a água, o ar e toda a harmonia dos mecanismos que o planeta Terra possui para manter a vida são obras incomparáveis do poder criador de Deus.
“Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis” – Romanos 1.20.
2ª - O ser humano está no topo da cadeia alimentar:
Gênesis 9.1-3: “Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos multiplicai-vos e enchei a terra. Pavor e medo de vós virão sobre todos os animais da terra e sobre todas as aves dos céus; tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar nas vossas mãos serão entregues. Tudo o que se move e vive ser-vos-á para alimento; como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora”.
Está registrado no Pentateuco o bem que o verde traz aos seres humanos via ciclo do carbono em duas modalidades, isto é, na forma de alimentação e da fotossíntese. Está anotada na passagem bíblica a necessidade de não derrubar as árvores irresponsavelmente.
Deuteronômio 20.19: “Quando sitiares uma cidade por muitos dias, pelejando contra ela para a tomar, não destruirás o seu arvoredo, colocando nele o machado, porque dele comerás; pois que não o cortarás (pois o arvoredo do campo é mantimento para o homem), para empregar no cerco”.
Enfim, vemos que a Natureza é uma mensagem direta do Criador às criaturas, e este mensagem os torna indesculpáveis perante Ele. Deus coloca o ser humano como o topo da cadeia alimentar, e nessa cadeia o Ciclo do Carbono é processado. Encontramos na Bíblia a menção do cuidado com a preservação das florestas, por onde as árvores concede oxigênio ao ser humano e libera o gás carbônico à atmosfera.
Enfim, vemos que a Natureza é uma mensagem direta do Criador às criaturas, e este mensagem os torna indesculpáveis perante Ele. Deus coloca o ser humano como o topo da cadeia alimentar, e nessa cadeia o Ciclo do Carbono é processado. Encontramos na Bíblia a menção do cuidado com a preservação das florestas, por onde as árvores concede oxigênio ao ser humano e libera o gás carbônico à atmosfera.
E.A.G.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.
• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.
• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.
Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.
Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.
Em Cristo,
Eliseu Antonio Gomes