Páginas

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Você sabe quem foram e quem são os edomitas?

Edomita, alguns dizem edonista, é um adjetivo relativo a Edom, nome de Esaú, filho de Isaque que trocou a sua bênção da primogenitura por um prato de lentilhas na cor vermelho (Gênesis 36.1; 25.30). Edom significa vermelho.

Mas, edomita é um termo relativo à filosofia de vida de Esaú / Edom e de todos da sua linhagem. Eles faziam constantes guerras contra os israelitas, não tinham paz com os descendentes de Jacó / Israel. Ver: 2º Crônicas 28.17; Ezequiel 25.12.

Na caminhada do povo de Deus pelo deserto, saído da escravidão do Egito, o povo de Edom recusou ajuda, não permitiu que os israelitas encurtassem a viagem passando por dentro de suas cidades (Números 20.18).

Por faltar com o amor aos seus irmãos, os edomitas foram amaldiçoados por Deus (Isaías 34.5-15; 63.1-6; Joel 3.19; Jeremias 49.7-17; Lamentações 4.21; Ezequiel 25.14; Amós 1.11-12).

A maldição se cumpriu. Em cumprimento das profecias de maldição emitidas pelos profetas, o lugar de morada deles se tornou hostil para a sobrevivência humana. Hoje em dia arqueólogos falam de descobertas de ruínas, partes de muralhas destruídas em meio a montanhas e areia, o local transformou-se em deserto. É o deserto conhecido como Neguev. Ali se vê muitos granitos avermelhados... Localiza-se nas proximidades ao sul do Mar Morto e Mar Vermelho, com abrangência de 160 km de cumprimento e 32 de largura, alcançando o Vale do Arabá.

Na atualidade, o termo edomita é atribuído a quem é individualista, à pessoa que pensa apenas em si mesma, é contenciosa, pirracenta, esquece-se da Palavra de Deus e é capaz de trocar a bênção do Senhor por efemeridades, como um simples prato de lentilhas (Gênesis 25.23-34).

Segundo o Dicionário Bíblico Universal, a região dos edomitas era chamada de Idumeia na época de Jesus, palavra variante grega para Edom (Marcos 3.8).

E.A.G.

25 comentários:

  1. Gostei muito da explicação sobre os edomitas. Deus continue te abençoando com sabedoria, e tempo para vc continuar postando palavras abençoadoras.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o comentário. Deus continue abençoando seu ministério da Palavra.

    ResponderExcluir
  3. Donizete Marques do Rosário3 de julho de 2016 às 19:39

    Obrigado pela explicação dispensada, que Deus o abençoe ricamente!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Donizete.

    O propósito da existência deste blog é exatamente compartilhar conhecimento bíblico.

    Convido-o a voltar mais vezes e a usar a caixa de pesquisas, no topo da página, para encontrar outros assuntos que seja de seu interesse. E caso não o encontrar, solicitar que seja escrito.

    Que Deus continue a abençoar você.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Oneide.

    Obrigado por suas palavras amigáveis.

    Será um prazer continuar a ter seu prestígio, continue conosco, prestigiando este trabalho de blogueiro.

    Deus abençoe você.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Arineia.

    O conteúdo que você leu é resultado de uma breve pesquisa.

    Volte mais vezes ao blog.

    Deus te abençoe, hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom !
    Deus abencoe grandemente !
    Voltarei mais vezes !

    ResponderExcluir
  8. Deborah.

    Que bom ter gostado, penso que de alguma forma este artigo foi útil a você.

    Será sempre bem-vinda ao blog.

    Abraço, na paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  9. Paz do Senhor meu queridão...

    Muito bom o texto, que Deus continue o usando e abençoando!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  10. Edom é a raça dos caucasianos, em portugüês foi traduzido que ele é ruivo uma caracteristica dos caucasianos. Mais também no hebraico se refere a sua cor de pele, pois os caucasianos se dizem brancos, mais em verdade eles são vermelhos, pois sem a pigmentação o sangue do caucasiano pode ser visto atrasves de sua pele. Qunado estão no sol, eles ficam vermelhos e quando ficam com raiva a cara deles também se tornam vermelhas! Prestem ben atençÃO no tom de cor da pele dos caucasianos. Eles na verdade são vermelhos e é a única raça humana que levou outra raça para escravidão!

    Apocalipse 13:10

    Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos.

    ResponderExcluir
  11. Caro Alecs Ferreira,

    Que o Senhor continue a abençoar você cada dia mais.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Prezado Mister G.

    Que o Senhor continue a abençoar você.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Amém obrigado irmão Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  14. Simples e objetivo...assim.fica mais fácil de entender.
    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  15. Leandra.

    Obrigado por seu comentário. Deus te abençoe também.

    ResponderExcluir
  16. QUEM SÃO OS EDOMITAS? afinal de contas voce nao falou quem sao os Edomitas nos tempos de hoje

    ResponderExcluir
  17. Hardcore.

    Este é o texto do penúltimo parágrafo do artigo: "Na atualidade, o termo edomita é atribuído a quem é individualista, à pessoa que pensa apenas em si mesma, é contenciosa, pirracenta, esquece-se da Palavra de Deus e é capaz de trocar a bênção do Senhor por efemeridades, como um simples prato de lentilhas (Gênesis 25.23-34)."

    Abraço.

    ResponderExcluir
  18. A paz do senhor amado! Fico grata à você por ter postado esse estudo tão rico e esclarecedor. Foi de grande valia para mim, continue compartilhando esses conhecimentos da palavra do nosso Deus. E que nosso senhor derrame ricas benção do céu sobre a sua vida!

    ResponderExcluir
  19. Olá, Iara.

    Obrigado por fazer eu saber de como esta postagem serviu ao seu estudo da Bíblia. Volte mais vezes. O Belverede é de todos nós ► https://belverede.blogspot.com.br

    Paz e graça!

    ResponderExcluir
  20. é sempre bom, poder contar com explicações tão esclarecedoras Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  21. Olá, Jailson.

    A ideia de usar este site é transferir conhecimento e a fé que Deus nos permitiu ter. Isto é feito com a consciência que tudo vem através da graça do Senhor, que é rica em todos os níveis.

    Obrigado por suas palavras.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes