Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O QUE FAZEMOS COM O INSTINTO DE DOMÍNIO DADO POR DEUS?

Por Cassio Castelo

O ser humano quando criado por Deus foi dotado de alguns instintos que são necessários para sua sobrevivência. Mas o pecado trouxe consequências trágicas ao homem e provocou nos seus instintos terríveis transformações, por exemplo:

A auto-preservação - que nos avisa dos perigos e nos capacita a cuidar de nós mesmos, ficou afetada pelo egoísmo, inveja, ira, indiferença.

Alimentação - que nos leva a satisfazer a fome natural, deu lugar a glutonaria que é uma manifestação exagerada da carne.

A reprodução - que nos leva a perpetuação da espécie, foi tremendamente afetada pela prostituição, adultérios, impurezas, e coisas mais que hoje são temas de discussão no campo secular e evangélico.

Aquisição - que nos leva a adquirir de maneira lícita provisões necessárias para nosso sustento, esta afetada pelo roubo e a cobiça.

Agora, o que falar do domínio?

Domínio - que nos leva a exercer certas iniciativas próprias para o desempenho das nossas atividades e responsabilidades. Este instinto infelizmente tem sido terrivelmente afetado pela ambição negativa do poder. Esta ambição desenfreada tem levado homens a um comportamento questionável de arrogância, de tirania, injustiça, deslealdade, desconsideração, etc. Sempre visando a sua projeção pessoal não se importando com o próximo. Que coisa!

Fiquemos com algumas advertências bíblicas:

Não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes (Romanos 12.16).

Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas... (1ª Timóteo 6.10,11).

Deus abençoe!
__________

Cassio Roberto da Silva Castelo, é pastor, formado em história e teologia, é coordenador e professor da Faesp (Faculdade Evangélica de São Paulo) e coordenador setorial do departamento de evangelismo e missões da Igreja Evangelica Assembleia de Deus (Ministério do Belém), Lapa - São Paulo.

Fonte: Pastor Cassio Castelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes