
Agape descreve o amor incondicional que Deus tem pelo mundo. No dicionário Strong, reconhecidíssimo por toda a cristandade, temos as seguintes informações:
Agape: é o substantivo transliterado em português como amor. A palavra denota o ato de fazer o bem, a benevolência invicta (de maneira invencível). É a firme vontade de encontrar o bem maior no próximo. É amor que favorece sem pedir nada em troca e sem considerar o valor da doação. Não é preciso ter química, afinidade ou sentimento para usar o amor de Deus. Agape não é o sentimento de amor por escolha, agape é superior à amizade (em grego: philos), que é amor por acaso; agape refere-se à vontade ao invés da emoção.
Por sua vez, agapao é o verbo que está traduzido por "amou". É um amor virtualmente desconhecido para os escritores de fora do Novo Testamento.
Agape e agapao são duas palavras definidas por gestos de bondade. Pertencem exclusivamente à comunidade cristã. Nos manuscritos seculares em gregos, produzidos na mesma época em que o Novo Testamento foi escrito, raramente os termos são encontrados.
E.A.G.
Veja mais neste blog: João 3.16 - o sentido amplo do vocábulo salvação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.
• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.
• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.
Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.
Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.
Em Cristo,
Eliseu Antonio Gomes