Páginas

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Band News: Salomão Schvartzman fala sobre Caetano Veloso e a música Cor Amarela

YouTube
Assistindo ao canal Band News, agora há pouco, me deparei com o colunista Salomão Schvartzman comentando sobre as curvas da anatomia feminina e uma música de Caetano Veloso, cujo nome é A Cor Amarela.
Apesar de não ser uma pessoa alienada, eu não conhecia a música. Fui ao YouTube procurá-la e a encontrei. Sinceramente, acho que não é uma das melhores inspirações de Caetano. O samba-rock tem a velha visão machista que coisifica a mulata brasileira como objeto sexual. Embora a letra esteja bem composta, o conteúdo da mensagem é agressivo e vulgar.
Daí, comecei a pensar na imagem do Brasil no exterior, nas estratégias para trazer turistas ao nosso País. Ao invés de mostrarem paisagens da natureza ambiental, preferem mostrar as nádegas de nossas mulheres brasileiras. Podemos concluir que as fotos sensuais, usadas para atrair os gringos fracassados ao nosso território nacional, ganharam trilha sonora. Lastimável.
Entre a música de Caetano e a redação de Salomão Schvartzman, embora discordando das idéias e abordagens do colunista da Band News, gostei mais da inspiração dele. Ao fazer sua composição, Schvartzman foi mais polido e inteligente; não caiu no campo da vulgaridade; e, soube lidar com a construção sintática sem ofender ninguém.
Ouça a música aqui e a explicação de Caetano Veloso sobre sua inspiração aqui.
E.A.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes