Páginas

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Os campos estão brancos para a ceifa


Trigal-sob-sol-poente-nascente-em-vermelho-e-amarelo. José Wellington Bezerra da Costa http://belverede.blogspot.com.br
Por Pr. José Wellington Bezerra da Costa

"Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo; levantai os vossos olhos e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. E o que colhe recebe galardão e ajunta fruto para a vida eterna, para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem" - João 4.35-36. 

Quando Jesus transmitiu este sublime ensinamento, era o momento em que a terra estava sendo preparada para o plantio. Logo mais seria colocada a semente no solo, para somente quatro meses após ser iniciada a colheita. O Mestre, porém, ordenou que seus discípulos levantassem os olhos e observassem que os campos estavam brancos, prontos para a ceifa.

Quem ainda não contemplou um plantio de algodão, em que de longe se avista os capuchos brancos, prontos para a colheita? Se houver displicência por parte de quem o plantou, e passar o prazo da ceifa, todo aquele investimento ficará perdido. Houve a preparação da terra, o combate às pragas, a seleção e a compra das sementes, o plantio, a retirada das ervas daninhas, para o bom aproveitamento daquele solo.

Jesus levou para o campo espiritual a tradição agrícola judaica, para o cultivo e produção de um determinado tipo de lavoura.

A Palavra de Deus é considerada uma modalidade de semente que é plantada nos corações dos pecadores. Nós somos os lavradores que receberam a incumbência de anunciar a mensagem de salvação a todos os homens. O campo para este plantio é o mundo.

Os lavradores precisam estar preparados para lidar com a preciosa semente, que é a Palavra de Deus. O Todo-Poderoso não aceita que algo seja feito para Ele sem uma preparação anterior. Devemos nos preocupar com a tradução da Bíblia para os idiomas e dialetos dos povos não-alcançados.

Muitos foram os que tiveram esta visão. Eu pergunto: Como se poderia evangelizar a China, se não houvesse antes a preocupação de se traduzir a Bíblia do inglês para o chinês? Esta foi a preparação deste maior campo missionário do mundo. Observa-se hoje o grande resultado desta árdua tarefa, que culminou até com a morte de quem se empenhou para entregar à nação mais populosa de Terra a Bíblia em seu vernáculo

O lavrador, que deseja plantar em um campo missionário, também precisa preparar-se, ou seja, é necessário aprender o idioma, os costumes, a cultura de um povo, para que seja bem-sucedido na árdua tarefa de ganhar aquelas almas para Cristo, pois, caso contrário, corre o risco de retornar frustrado por não ter alcançado o resultado almejado: a transformação de uma sociedade pelo poder da Palavra de Deus.

Existem várias agências missionárias que estão investindo neste propósito de preparar vários tradutores da Bíblia para diversos idiomas e dialetos, a fim de que a evangelização destes povos torne-se mais simples.

João Ferreira de Almeida teve esta preocupação e nos presentou a Bíblia em nosso vernáculo. Seria de bom alvitre que os nossos índios pudessem ler a Palavra de Deus em seus dialetos, pois muitos não sabem falar o português. Pensemos nisso!
_________

O Pr. José Wellington Bezerra da Costa é pastor-presidente do Ministério Belém - Assembleia de Deus no Estado de São Paulo; presidente da Convenção Fraternal Inter-Estadual das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo - Ministério do Belém (CONFRADESP) e da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).

6 comentários:

  1. Concordo plenamente c/ sua argumentação. Mas..., vjo tb o quão distante estamos ao observar o "nível" de conhecimento de muitos líderes e Pr. Sinceramente, às vezes é até vergonhoso, como se p/ servir a Deus "tivesse que ser" leigo. Se muitos ñ dominam nem o português, têm dificuldade de leitura e interpretação de texto, imagine dominar outras línguas! Isso seria o ideal, p/ mais vidas fossem alcançadas mais rapidamente.

    ResponderExcluir
  2. Vivi

    Graças a Deus, o costume em desprezar a cultura perdeu bastante espaço dentro das igrejas protestantes pentecostais. Algum tempo atrás li sobre uma pesquisa que constatou ser os estudantes evangélicos que mais se sobressaem entre os estudantes de origem mais humildes. Eles vencem todas as barreiras de dificuldades socio-econômicas e se formam nos cursos superiores.

    Além disso, temos muitas faculdades teológicas espalhadas pelo Brasil.

    Obrigado pela visita.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. oi eu gostaria de pedi um favor a vc gostaria q vc mim sugerisse uns hino q fala sobre a ceifa pode ser?

    ResponderExcluir
  4. Olá, Jhosenaldo,

    Eu me lembrei do hino nº 224 da Harpa Cristã, chama-se "É O Tempo de Segar".

    Ceifar e segar são palavras com o mesmo significado, que é colher.

    Deixo um link do YouTube para ouví-lo: https://www.youtube.com/watch?v=E3hgbI40jaQ

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito deste comentário, ficou muito claro , Deus continue abençoando o nosso pastor
    José Wellington Bezerra.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito deste comentário, ficou muito claro , Deus continue abençoando o nosso pastor
    José Wellington Bezerra.

    ResponderExcluir

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes