Páginas

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O significado do banquete no Salmo 23 para os dias de hoje

O banquete do Salmo 23 significa provisão e proteção.
No antigo Oriente Médio, o convite para uma refeição era não somente um gesto de hospitalidade, mas também uma celebração que simbolizava vínculos de amizade, da solidariedade, das alianças e comemorações de vitórias (Gênesis 31.54; Salmo 41.9; Obadias 7). Em muitos casos de aliança o convidado ficava presente como o hóspede (Êxodo 24.8-12).

Nos tempos bíblicos estava largamente difundido entre os israelitas o uso do óleo sacerdotal e do óleo aromático, o de aromas é o citado no Salmo 23. Os bons anfitriões, num ato de prestação de honra, ungiam a cabeça e os pés dos seus convidados antes do banquete, e dispensavam-lhes proteção a todo custo (Lucas 7.45-46).  

Davi, escrevendo o Salmo 23, no versículo 5, descreve um cena resultante da sua fé, ele via a aliança do Criador para com ele: uma mesa farta diante dos seus inimigos. Podemos entender que a tranqüilidade do salmista emanava da confiança por conhecer o poder e a proteção divina. Ele podia participar de banquetes, festejar a derrota dos seus inimigos, aprisionados e desarmados, não mais oferecendo-lhe qualquer perigo. Sabia que o Bom Pastor o amava e que este amor o protegia da maldade de quem desejava destruí-lo. E Davi teve sua fé honrada por Deus, morreu velho e farto de dias, no leito do seu aposento e não vítima da vingança de quem desejava tirar-lhe a vida. 

No versículo 6 encontramos o termo hebraico hessed, traduzido ao idioma português por misericórdia. Hessed é o equivalente à "graça" no Novo Testamento. A mesa está posta para nós, a Igreja, também. As bênçãos da salvação, paz, alegria no Espírito, prosperidade, segurança e fartura estão diante de nós. A misericórdia (graça) e a bondade de Deus nos seguem por todos os dias da nossa vida aqui na terra e igualmente no porvir. Por onde quer que andemos a característica do Bom Pastor surte seu efeito benéfico para nos abençoar.

A fé de Davi o fez imaginar o Senhor ao seu lado nas maiores crises da sua vida. Nas tantas vezes em que estamos rodeados de inimizades e adversidades podemos usar a nossa fé de maneira igual. O banquete de bênçãos está preparado! Recebemos a cortesia do óleo perfumado, somos igualmente honrados até o cálice transbordar! Deus conhece nossas fraquezas e renova nossas forças, sabe quais são nossos sentimentos, sofrimentos, angústias, e jamais nos abandonará. Ele endireita nossos caminhos nos conduzindo às águas tranquilas.  

E.A.G.

3 comentários:

  1. Esta palavra sobre a mesa do banquete me impacta bastante.
    Estava procurando algo sobre o Salmos 23 e fiquei feliz em encontrar este texto.
    Parabéns e Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso estudo acerca do versículo nos Salmos 23. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Marleide.

    Que Deus continue a abençoar você e a todos os internautas que passam por esse blog.

    E.A.G.

    ResponderExcluir

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes