Páginas

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

JESUS DISSE QUE NÃO TINHA ONDE RECLINAR SUA CABEÇA - APOLOGIA DA MISERABILIDADE OU NÃO?

“E Jesus, vendo em torno de si uma grande multidão, ordenou que passassem para o outro lado; e, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei. E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai. Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos” - Mateus 8.18-22.
Na Bíblia, vemos que Jesus tem diversos títulos. Filho de Deus é o nome divino (Mateus 8.29); Filho de Davi é seu nome judaico (Mateus 9.27); Filho do homem é o nome que o associa à terra e à sua missão redentora.
Filho do homem era a designação favorita de Jesus para si mesmo (usada mais de 80 vezes) e cunhada em Daniel 7.13-14. Aponta para a humildade, sofrimento, morte, e seu futuro governo como rei (Mateus 8.20; Lucas 19.10; Mateus 24.27).
Dentro desta perspectiva da definição de Filho do homem, em Mateus 8.12-22, quando Jesus disse que não tinha onde reclinar a cabeça, percebemos que Ele usa uma linguagem figurada para enfatizar sua prioridade ministerial. Queria deixar claro a sua missão de pregador itinerante, de um alguém que não tinha residência fixa. Os discípulos que O seguiam deveriam viajar com Ele sabendo disso, portanto, esquecendo-se das suas casas e seus familiares.
São muitas as pessoas que interpretam de maneira errada a expressão “não ter onde reclinar a cabeça”. Há quem pense que Jesus disse que era alguém que vivia, miseravelmente, como um sem-teto que dormia ao relento, feito os mendigos sujos que dormem nas calçadas e debaixo das pontes dos grandes centros das cidades. Tal interpretação é equivocada. O ministério de Jesus era organizado. Ele tinha arrecadação de dinheiro para sustentar-se, Judas Iscariotes era o tesoureiro (confira lendo Lucas 8.2-3; João 12.6).

Literalmente
, Jesus tinha onde reclinar sua cabeça. Encontramos em Lucas 9.51-52 os discípulos seguindo adiante dEle, com sua permissão para providenciar uma pousada onde pudesse descansar e pernoitar, ou seja, com o conforto de um teto sobre sua cabeça.
Enfim, quando Jesus disse que não tinha onde reclinar a cabeça, não quis dizer que era um homem que vivia na miserabilidade, disse que não tinha residência fixa.

E.A.G.

2 comentários:

  1. Amado Irmão! Muito oportuno seu comentário. Acrescento que realmente Jesus tinha uma casa em Nazaré, certamente herdada de seus pais, veja: Mateus 13,1 e João 2.11,12.
    Esta passagem de Mateus 8. 20 é um sentido figurativo que Jesus quis dizer que o seu trabalho na terra era itinerante, isto é passageiro.
    Abs. Samuel Ludwig - Pb.da IEAD - Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
  2. Maravilha seu estudo. Estava pesquisando justamente a respeito deste tema, muito confuso entre as pessoas que pensam equivocadamente que Jesus Cristo viveu quando esteve na terra como homem miseravelmente e que usam desta premissa para nortear as pessoas. O seu comentário é preciso e repleto de honra e glória ao Nosso Senhor. E acrescento um pouco mais. Em verdade Jesus Cristo, Nosso Senhor, e Rei de todo universo, tudo lhe pertence, inclusive nossa própria vida. E se alguém é proprietário de um imóvel ou qualquer outro bem, dele tem todo direito. Nosso Senhor Jesus Cristo é o verdadeiro proprietário de todas as coisas que existem neste mundo, portanto quanto esteve neste mundo não houveram favores, mas sim, aqueles que O reconheceram como o Rei dos Reis, lhe prestaram a devida honra em lhe entregar as chaves de sua própria casa, isso no sentido literal, bem como, espiritual. E aqueles que rejeitaram Jesus, em verdade além de espiritualmente não O entregarem as chaves de seus corações, esbulharam do Seu patrimônio, quando lhe fecharam as portas das casas em que viviam pois delas não eram seus verdadeiros proprietários, mas comodatários gratuitos. E o amor de Jesus superando aos limites deste mundo, bem como, Sua humildade, o verdadeiro Rei que poderia exigir de todos tudo o quanto há sobre a terra, não usou do Seu direito de criador original de todas as coisas. Temos que reconhecer que não somos donos de qualquer coisa nesta terra e tudo nos é emprestado pelo Deus Pai e Seu Filho Jesus Cristo.

    ResponderExcluir

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes