Páginas

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

ADMINISTRANDO CRÍTICAS

"Os ouvidos que atendem à repreensão são salutar, no meio dos sábios têm a sua morada. O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento" - Provérbios 15.32-33.



As críticas, quando embasadas nas Escrituras Sagradas, sendo sinceras e emitidas com amor, são construtivas. Não devem ser desprezadas.
.
Fira-me o justo, será isto uma benignidade; e repreenda-me, será um excelente óleo, que a minha cabeça não rejeitará...” - Salmo 141.5.
.
O rei Davi havia cometido assassinato e adulterado com a viúva do homem assassinado. Natã, um súdito de reino, era um profeta e o repreendeu. E não perdeu a sua vida por ter entregado a repreensão.
.
Existem quatro formas de criticar alguém.
.
• Falando bem de maneira sincera ;
.
• Falando mal de maneira falsa;
.
• Falando mal de maneira sincera;
.
• Falando mal de maneira falsa.
.
O bendizer de maneira verdadeira chama-se elogio e o bendizer de maneira falsa chama-se lisonja. O maldizer com verdades, quando feito sem critérios pode ser falta de amor e misericórdia; e o maldizer de maneira falsa é caluniar.
.
Ao cristão só cabe andar na verdade com amor e misericórdia . Não compete lisonjear e nem caluniar ninguém (Provérbios 16.21; 17.9) .
.
Não fique triste ou chateado com qualquer pessoa que o criticar. Quando acontece de ser criticado o correto é ir às páginas da Bíblia Sagrada analisar o conteúdo da censura, conferir se ela tem eco com o ensino do Evangelho do Senhor. Quando somos repreendidos com argumentações bíblicas é sinal que Deus nos trata como a filhos!
.
Você já deve saber disso:
.
• Paulo repreendeu Pedro e apesar da repreensão reconheceu a autoridade de apóstolo dele - Gálatas 2.7-11;
.
• Áquila e Priscila com brandura chamaram a atenção de Apolo sobre a forma errada que ele estava ensinando as Escrituras - Atos 18.26;
.
• e, Tiago, em sua carta, 5.19, diz que se algum de nós alertar um irmão e o tal se converter do seu erro salvaremos a alma dele.
.
E.A.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes