Páginas

segunda-feira, 26 de maio de 2008

A arte de comunicar-se bem

Cisne Branco.
Embarcação da Marinha brasileira como navio-escola
Os peritos em comunicação afirmam que ao comunicador está o peso da responsabilidade em se colocar no mesmo nível de quem receberá a sua mensagem. Para quem quer levar adiante uma informação não é atitude inteligente estar em posição superior ao público-alvo. Se manter acima causa rejeição dos ouvintes, ou leitores.

É necessário haver humildade para se comunicar bem. Jesus agia dessa forma. Entre os pescadores usava analogia com a figura dos peixes e pescarias, entre os lavradores usava termos ligados à agricultura, entre os líderes religiosos do templo usava as Escrituras Sagradas.

Repare: a mensagem de Jesus sempre foi as Boas Novas, porém, com estilos diferentes, sempre seguindo os moldes de quem o ouvia.

Ao cristão, todos que fazem da palavra, é necessário olhar com cuidado esse detalhe. Pregar o Evangelho é algo importante. E em todos os momentos da evangelização é necessário, sim, ocupar o tempo trazendo a mensagem adaptada aos padrões dos que o ouvem ou leem.

Quando a mensagem é recebida e não entendida pela maioria que a recebeu a culpa é de quem a entrega. Então, que todos nós nos esforcemos mais, procurando conhecer qual é o perfil das pessoas que receberão nossa mensagem.

Para evitar falhas de comunicação é sábio usar o linguajar informal, que entra em todas as camadas de públicos. É prudente evitar o exagero dos termos técnicos, estranhos aos leigos. Ao usá-los que eles sejam traduzidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes