Páginas

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

SÓCRATES E OS BOATOS

.
.
.
Conta-se que o filósofo ensinava sobre quais critérios usar para diferenciar o que eram informações verdadeiras e o que eram meros boatos.

Ele fazia três perguntas:

1ª – É verdade testemunhada?

Segundo Sócrates, se apenas contado por terceiro, o caso deveria morrer com você;

2ª – Bondade.

O que lhe contaram é coisa boa? É necessário analisar se é informação construtiva ou destrutiva. Mesmo que seja um fato é necessário analisar se serve para ajudar ou atrapalhar a fama de alguém;

3ª – Necessidade

Passados os crivos de verdade testemunhada e notícia boa, é necessário se perguntar se convém levar a informação adiante. Ajudará a comunidade? Fará do amanhã um dia melhor para todos? Melhor do que o dia de hoje?

A conclusão disso é que se a informação passar por essas três peneiras, então vale contar. E se não passar, então, será uma fofoca a menos envenenando o planeta. Terá sido posto um ponto final sobre algo que através de você iria provocar tristezas, discórdias entre casais, irmãos, amigos e colegas.

Sejamos a estação final de comentários infelizes inventados por gente infeliz


"Não admitirás falso rumor..." - Êxodo 23.1a.
.
.
...
E.A.G.
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes