É triste encontrar gente que confunde o amor, pensando que amar é o mesmo que fechar os olhos para os erros alheios. O verdadeiro amigo indica o caminho certo, ensina a tomar atitudes corretas.
Muitos cogitam que amar é concordar com todas as atitudes que o outro tem, alegam que a crítica construtiva é manifestação de ódio. Um exemplo: quem realmente ama o diabético, e o vê usando alimentação que o prejudicará, dirigirá a ele palavras de incentivo para que use a dieta recomendada pelo nutrólogo, mas quem apenas faz declarações bonitas, sem se importar com o uso errado da alimentação não prova o seu afeto, suas atitudes de indiferença indicam que o outro não é pessoa importante para ele.
É comum encontrar pessoas que não aceitam nenhuma correção, prefiram viver no erro apesar de saber que no futuro sofrerão muito por não consertarem suas atitudes equivocadas. Infelizmente, existe quem seja assim até em seu relacionamento com Deus, apesar de conhecerem a exortação contida na Bíblia Sagrada a respeito dos seus equívocos.
Do outro lado dessa questão, quem está na posição de alertar precisa ter sabedoria ao agir, pois a função da correção é edificar, não é envergonhar ou provocar a revolta de ninguém. No livro Provérbios de Salomão, capítulo 15 e versículo 1, está escrito que a palavra dura suscita a ira; e no capítulo 25 e versículo 11 temos o esclarecimento que as palavras proferidas no tempo conveniente são como maçãs de ouro em bandejas de prata. O que isso significa? O bom conselheiro usa equilíbrio ao se comunicar, é respeitador, tem empatia, seu aconselhamento é bem recebido e digno de admiração e valorização.
Existe um ditado popular que nos orienta a fazer elogios em público e o aconselhamento em particular. Proceder dessa maneira é agir com inteligência. Todos temos pontos fortes e fracos, não é conveniente destacar fraquezas e ao encontrar virtudes não emitir nenhum julgamento de aprovação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.
• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.
• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.
Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.
Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.
Em Cristo,
Eliseu Antonio Gomes