Páginas

domingo, 12 de junho de 2022

Belverede - 15 anos de atividades na plataforma Blogger


Era 7 de fevereiro de 1958 quando Dwiggth D. Eisenhower, então presidente dos Estados Unidos, criou a Agência de Pesquisa para Projetos Avançados de Defesa [Defense Advanced Research Projects Agency - DARPA]. Durante o período da Guerra Fria, em colaboração com universidades, industrias e órgãos governamentais, esta agência trabalhou em projetos de pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de expandir as fronteiras da tecnologia e da ciência. O contexto desta história percorreu os idos anos de 1941 a 1991, quando Estados Unidos e União Soviética buscavam se sobressaírem em poder e liderança com suas ideologias capitalista e socialista. Com o propósito de facilitar a troca de informações e facilitar as estratégias de guerra, veio a existir um sistema de compartilhamento de informações entre pessoas distantes geograficamente. A primeira conexão oficial aconteceu em 29 de outubro de 1969, quando o primeiro e-mail foi enviado pela Universidade da Califórnia ao Instituto de Pesquisa de Stanford.

A popularização desse novo sistema de comunicação só ocorreu quando o cientista britânico Tim Berners-Lee desenvolveu um navegador [browser], a Rede Mundial de Computadores [Wold Wide Web - www]. A descoberta trouxe ao mundo o Internet Explorer, Netscape, Google e outros navegadores, e estes foram preenchidos com sites, chats, redes sociais. Assim, o meio de comunicação entre as pessoas passou para um patamar nunca antes imaginado. 

Então, em 23 de agosto de 1993, a Pyra Labs, antes de ser comprada pelo Google, que na minha modesta opinião é o maior e melhor navegador existente em nosso planeta, lançou o Blogger, sistema de gerenciamento de conteúdo, que hospeda blogs através do subdomínio "blogspot.com", dando a possibilidade ao internauta de criar e administrar até 100 blogs.

Em 12 de outubro de 1986, fui contratado por uma empresa dinamarquesa do ramo de metalurgia, situada na Lapa, bairro na zona oeste de São Paulo. Naquela indústria, juntamente com uma equipe de engenheiros, tive o prazer de participar da implantação de uma rede intranet. A empresa se lançava ao patamar da informatização quando a internet ainda engatinhava no Brasil - apesar de já estar no Brasil desde 1981 e ser comercializada só a partir de 1994. Vi a comunicação entre colegas de um setor com colegas de outro setor através de um programa denominado Magnus.

Em 2003, teve início o conflito dos Estados Unidos com o Iraque, que durou até 2011. Por volta de 2005 eu não possuía computador e nem tinha conexão de internet em minha residência, via pela televisão reportagens contando sobre postagens de um soldado americano que estava no Iraque, em linguagem coloquial aquele blogueiro mostrava ao mundo o cotidiano das forças armadas de um ângulo que nenhum jornalista tinha a capacidade de ver e descrever. Fiquei bastante entusiasmado, quis ter o meu blog para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. E fui atrás de um computador de mesa e uma empresa distribuidora de internet.

Meu primeiro blog chamava-se Alfa e Ômega, servia-se da plataforma Windows Live Space. Tudo era experimental, pelo fato da atividade ser uma grande novidade para mim. Este blogueiro aprendia a fazer, fazendo. Escrevia textos, publicava fotos, compartilhava conhecimento bíblico. Não demorei a perceber que as publicações não geravam visibilidade à contento. Conheci blogueiros cristãos na rede social Orkut e o Blogger foi apresentado a mim. 

Em 12 de junho de 2007, fiz minha primeira postagem no blog Belverede. Quis experimentar a plataforma e fiz um blog com nome específico. Associei a palavra "belvedere" com "rede": Belverede. Sem que houvesse planejamento algum, o Belverede nasceu em uma dia 12 de junho, dia em que é celebrado o Dia dos Namorados e também O Dia do Pastor. Eu fico feliz por essas coincidências.

A publicação número 1 contém uma foto mostrando o Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo, a partir de uma janela da biblioteca da Câmara Municipal de São Paulo. E foi uma grata satisfação, alguns anos depois, ter sido reconhecido, naquele mesmo local da primeira foto publicada, por um internauta, mesmo eu sendo discreto na exposição da minha imagem pessoal via blog e redes sociais. Através do Blogger, foi possível alcançar muitos leitores, além de gente no Brasil, pessoas no Japão e em países da Europa. O motivo de maior alegria para mim é constatar que todos os internautas alcançados acessavam o Belverede em busca do conhecimento da Palavra de Deus. 

E.A.G.  
Com informações de:
Canal Tech - https://canaltech.com.br/internet/o-que-e-blog-saiba-de-onde-vem-o-termo-158121/
Toda Matéria: https://www.todamateria.com.br/historia-da-internet/

2 comentários:


  1. Feliz aniversário, blog Belverede!

    Irmão Eliseu, seu blog é um marco na blogosfera. Lembro muito bem do quanto me incentivou com sua experiência e visível dedicação. Parabéns!

    Oro a Deus para que tenhas saúde e paz junto aos seus.

    ResponderExcluir
  2. Wilma.

    Obrigado, prezada irmã, pela gentileza nas palavras. O Tenda na Rocha também é este marco. E que Deus seja sempre louvado nisso.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes