Páginas

terça-feira, 8 de março de 2022

Os fundamentos de um lar feliz

É possível encontrar semelhanças entre o casamento e uma casa. Naturalmente, ao assumir uma construção de habitação, o engenheiro determina que se levante quatro paredes e estipula a feitura de quatro alicerces para cada cômodo do imóvel. Um lar que denota alegria também necessita de quatro paredes e alicerces bem sólidos em todas as suas dependências. 

1. O alicerce pelo qual a esposa é responsável está em Efésios 5.22: Assim como a esposa deve submeter-se à orientação do Senhor, o mesmo ela deve fazer em relação ao seu marido. Precisa agir com prudência, pureza, zelo pelo bom andamento do cotidiano no lar, com o propósito de evitar o escândalo entre os descrentes (Tito 2.5). Isto não significa que deve ser escrava, mas companheira agradável e fiel, alguém que saiba e queira respeita o laço conjugal [5.23].

2. O suporte pelo qual o marido está responsável está em Efésios 5.25. Jesus amou a sua igreja ao ponto de entregar a sua vida por ela [João 10.11; Romanos 5.8-9; 1 João 4.9-10]. O apóstolo Paulo aconselha os maridos a amarem as suas mulheres como amam o próprio corpo [5.28]. Com isso, Paulo não faz um apelo ao amor egoísta, sua recomendação pressupõe a união íntima entre o casal, como é apresentada em Gênesis 2.24. O apóstolo Pedro instrui o marido dizendo que ele precisa tratar a esposa respeitosamente, pois a falta de um bom relacionamento prejudica a vida espiritual de ambos, inclusive atrapalha as orações [1 Pedro 3.7].

3. A base bíblica pela qual os filhos são responsáveis está em Efésios 6.1-2. Os filhos tem que obedecer seus pais, pois isso é justo. Se o filho quer viver bastante precisa honrar o pai e a mãe, pois este é o primeiro mandamento com promessa. Cabe ao filho, ter consideração e respeito, escutar o seu pai e não desprezar a sua mãe, inclusive quando a velhice chegar, pois deve a eles a vida [Provérbios 23.22; Mateus 15.4; Hebreus 12.9]. 

4. O fundamento da Bíblia pelo qual os pais são responsáveis está em Efésios 6.4. Os pais não devem provocar o filho à ira, precisam aplicar a disciplina tendo como base o amor cristão [Provérbios 13.24; Colossenses 3.21; Hebreus 12.7-11]. É o que ocorre, por exemplo, quando proíbem de fazer algo que eles mesmos fazem errado. É obrigação de pai e mãe educá-los "segundo a instrução e conselho do Senhor".

Se cada um fizer a sua parte, então não haverá perigo se as tempestades e os ventos vierem e soprarem com força, porque o lar alicerçado no amor mútuo não sofrerá dano algum.

E.A.G.

Usado com adaptações: Alicerces de um lar feliz. 8 de maio. Alfredo Heink [A.R.]. Pão Diário. Janeiro/Dezembro 7. Rádio Transmundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes