O cristianismo alcançou o Egito no primeiro século da era cristã. De acordo com a tradição, foi o apóstolo Marcos o fundador da igreja em Alexandria. Na ocasião, Alexandria era uma das principais cidades do império romano, abrigava um número expressivo de judeus. O islamismo só chegou ao território egípcio séculos depois, e veio a ser a religião principal do país devido ao grande número de adesões.
Os cristãos egípcios que não aderiram à religião islâmica são denominados como Coptas, termo cujo sentido é "egípcio". A igreja ortodoxa copta configura entre as primeiras a existir no mundo. Os coptas são considerados por muitos estudiosos aqueles que conservaram o que restou da língua e da cultura egípcia depois da do domínio muçulmano.
A Igreja Ortodoxa Egípcia não está em comunhão com a Igreja Católica e nem com as Igrejas Ortodoxas de tradição bizantina, como na Rússia e outras do leste europeu. Os coptas ortodoxos voltam-se à comunhão de igrejas que se separaram do restante do cristianismo após o Concílio de Calcedônia, no século V, que inclui ainda a igreja da Armênia, a Igreja Etíope, etc. Os coptas são notórios em realizar grandes contribuições para o cristianismo em muitas partes do mundo. Deve-se também aos coptas a preservação de inúmeros textos sagrados.
Atualmente o cristianismo abrange em torno de 11 por cento da população egípcia, sendo considerada a maior população cristã nos países árabes. Em função dos nascimentos em lares cristãos, sua participação percentual cresce lentamente. Porém, a cada ano, o contingente cristão sofre baixas devido à migração e à conversão ao islamismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.
• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.
• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.
Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.
Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.
Em Cristo,
Eliseu Antonio Gomes