1955. Nota-se que na década de 50 os trajes das pessoas eram bem diferentes do que se vê em 2022. Na foto, mulheres usam saias ou vestidos e o homens estão usando terno com gravata. Havia elegância no guarda-roupa.
Ao fundo, o edifício João Brícola, sede do magazine Mappim. A loja não existe mais. Ali estavam as indumentárias que a sociedade paulista e paulistana comprava, além de muitos sonhos de consumo.
No centro da imagem, vemos um poste de luminária, instalação da Light [The São Paulo Tramway, Light and Power Company Ltda], concessionária responsável pelo serviço desde os anos 1920, resquícios da segunda metade do século passado, quando era chamada São Paulo Tramway, Light and Power Company Ltda. Esta empresa instalou cerca de 2 mil iguais a esse nos arredores do centro histórico, mas muitos foram retirados por conta de construções de estações do metrô e outras obras, segundo o urbanista Ayrton Camargo e Silva em uma entrevista ao portal R7.
Além da óbvia utilidade, os postes são considerados ornamentais. A caracterização original continha um globo com vidro leitoso, que a prefeitura resolveu trocar em 2015 por plástico e fazer a troca das lâmpadas antigas por luzes de LED, com a intenção de aumentar a luminosidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.
• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.
• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.
Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.
Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.
Em Cristo,
Eliseu Antonio Gomes