Páginas

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

As orações de Davi nos Salmos 40 e 70: apresse-se, meu Deus Todo-Poderoso!

Alguns leitores da Bíblia podem pensar que o Salmo 70 é uma cópia parcial do Salmo 40. Bem, não é exatamente assim. Ambos possuem trechos parecidos, mas não idênticos. O Salmo 40 é uma oração de 17 versículos, enquanto o Salmo 70 contém apenas 5. Logo no início temos uma diferença importante a ser ponderada: enquanto o Salmo 40 tem o título "Salmo de Davi, para o cantor-mor", o Salmo 70 é nomeado "Salmo de Davi para o cantor-mor, para lembrança." 

Por quê? Porque é importante buscarmos a Deus constantemente, em situações diferentes ou semelhantes, sem desconsiderar que é relevante pontuar a todo momento o perfil da nossa fé.

Ao observar os detalhes de variações nas preces, é notável a percepção sobre o estado de ânimo de Davi: no Salmo 70 ele parece muito mais angustiado, impetuosamente deixa de usar as declarações contidas nos versículos 4 ao 7 do Salmo 40, o que nos faz crer que no momento da segunda oração precisava de uma libertação muito mais rápida. Demonstrando estar impaciente e sem tempo para explicações, descarta totalmente os versículos 1 ao 12 e o 15, escritos no Salmo 40.

Em 40.13, Davi exclama "ó Senhor", usando o nome pessoal "Yahweh", que foi revelado a Moisés (Êxodo 3.13,14), mas em 70.5 dirige-se a Deus usando o nome Elohiym (que significa Supremo ou Poderoso), expressando o conhecimento que possui sobre a capacidade divina que o Senhor tem resolver sua situação num piscar de olhos. Em 40.17, lemos "o Senhor cuida de mim" e em 70.5 no lugar dessa frase está escrito "ó Deus, apressa-te em me socorrer." 


No Salmo 40, até o décimo segundo versículo, o salmista explica o motivo da pressa de Deus para libertá-lo, inclusive expressando sua paciência em esperar pelo livramento. A expressão "apressa-te", em 40.13 é a constatação que Deus não demora para realizar a prestação de ajuda. Mas, em 70.5 "apressa-te" é um clamor pedindo por rapidez na prestação do socorro.   

O clamor de Davi para uma libertação imediata pode parecer absolutamente irreverente. Devemos considerar que o Espírito Santo preservou suas orações na Bíblia para que soubéssemos como Ele interage com seus servos. Ele pode discernir sem dificuldade qual é o coração soberbo e intransigente e qual é o coração humilde e aflito. Assim sendo, como grandes provações sempre requerem despertamento e orações fervorosas, se você precisa receber ajuda, busque ao Senhor, com sinceridade e fé, seja qual for o seu estado de ânimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes