Páginas

sábado, 19 de outubro de 2019

O casamento dos suecos Gunnar e Frida Vingren: missionários fundadores da Assembleia de Deus no Brasil


O matrimônio de Gunnar Vingren e Frida Stradberg aconteceu em no dia 16 de outubro de 1917, o mesmo ano em que ela chegou ao Brasil. Gunnar estava com 38 e Frida com 26 anos de idade. O casamento aconteceu em Belém do Pará, com a ministração do missionário sueco Samuel Nyström.

Frida esteve casada com Gunnar até 29 de junho de 1933, a data em que seu marido faleceu. O matrimônio durou dezesseis anos e durante este tempo geraram seis filhos: Ivar, Rubem, Margit, Astrid, Bertil e Gunvor, que faleceu em 23 de julho de 1932, e foi sepultada no cemitério do Caju (RJ), pouco antes de eles retornarem em definitivo para a Suécia.

Enquanto Gunnar era forçado a se revesar entre o seu ministério e o leito da enfermidade, Frida se desdobrava como esposa, mãe e missionária em campo. Um galardão precioso a espera lá no céu.

Quanto mais pesquiso, mas admiro essa irmã. Ela era pregadora, cantora, compositora, pianista, poetisa e enfermeira - era chamada por gestantes brasileiras para realizar partos -, e se não bastasse, tinha um perfil de liderança entre os machistas dos idos anos 10 a 30.

Memórias das Assembleias de Deus no Brasil.

Um comentário:

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes