"As mulheres de Sião andam dançando e cascavelando" – Isaías 3.16 (ARC).
Recentemente, eu me deparei com a seguinte pergunta de uma mulher evangélica: “Se eu me vestir com roupa curta estarei pecando?” O assunto é chato, mas é importante refletir sobre ele, porque quem pergunta é gente nova na fé e tem de fato o desejo de servir ao Senhor da melhor maneira possível. Então, meu comentário a respeito disso foi mais ou menos o que segue nos próximos parágrafos.
O texto bíblico que encontramos em Isaías 3.16 a 26 apresenta o julgamento divino contra mulheres de Sião, que eram acostumadas a se vestirem e se enfeitarem com o propósito de atraírem olhares para si. O modo como elas andavam na comunidade em que viviam é descrito na tradução Almeida Revista e Corrigida como “dançando e cascavelando” (versículo 16). Outras traduções descrevem o caminhar delas como em passos curtos e fazendo barulho com enfeites no tornozelo ou pés. O que se entende disso é que elas eram mulheres inconvenientemente indiscretas e sensualmente provocadoras, possuíam a intenção de atrair olhares masculinos de homens que não eram seus maridos.
Deus reprovou a conduta das mulheres de Sião, fez com que elas perdessem a beleza física e retirou delas a condição financeira para se vestirem com roupas e enfeites caros. Note que nesta passagem bíblica brincos, braceletes, e outras joias, representam bênçãos divinas. É digno de nota que na narrativa do livro de Ezequiel, 16.8-14, vemos o registro de Deus fazendo o contrário, Ele abençoa uma mulher (que simboliza o seu povo fiel) dando a ela vestes luxuosas, braceletes, colar, brincos, enfeites de ouro e prata, e coroa de rainha, porque era alguém fiel.
Quem verdadeiramente ama o Senhor prova seu amor amando o próximo, e uma das maneiras de amar é evitando que o próximo peque por sua causa. Se a pessoa se veste sem se preocupar com o bem-estar do próximo, essa pessoa não está amando o próximo como Jesus manda, então, ela está pecando por causa da falta do amor. Ao vestir-se, é preciso levar em consideração se as roupas provocarão pensamentos impuros no próximo.
Alguns adeptos do exibicionismo citam Gênesis, falando que Deus criou Adão e Eva nus, e que era desse modo que eles viviam no Éden antes de pecar, portanto, a seminudez e nudez completa não deveria ser censurada. Ora, estes se esquecem de contextualizar biblicamente o assunto. Adão e Eva estavam casados, a exibição de ambos era somente no âmbito do matrimônio. O marido e a esposa são uma só carne, não há motivo para privações.
Se as vestes induzem a pecar através de pensamentos de adultério, e quem se veste usa roupas sabendo que pode estar provocante no sentido de fazer outros pecarem pelo pensamento, ela está pecando.
Se as vestes induzem a pecar através de pensamentos de adultério, e quem se veste usa roupas sabendo que pode estar provocante no sentido de fazer outros pecarem pelo pensamento, ela está pecando.
Pensem: se a pessoa faz outros pecarem, por agir com indiferença às consequências de seu ato ou intencionalmente, Deus se agrada de seu comportamento?
Acostumamos a falar sobre esse assunto apontando o dedo para mulheres, mas o assunto também se encaixa, perfeitamente, em homens.
Existem homens provocantes também, muitos irmãos precisam mudar o estilo das roupas que usam, tanto quanto muitas irmãs. Infelizmente, existe na rotina dos cultos a interpretação bíblica sobre o estilo de se vestir pressionando as mulheres, raramente se ouve comentário sobre o comportamento masculino sobre isso. Talvez seja assim porque os homens quase sempre ocupam posição de maior destaque na igreja. Pregadores são homens, talvez inconscientemente, só usam o microfone tocando em pontos que não mexem com os usos e costumes masculinos no que tange ao vestuário provocante.
Deus não tem privilegiados, trata a todos com o mesmo senso de justiça. Homens e mulheres são passíveis ao pecado neste tema. Quando a pessoa quer servir a Deus com integridade de coração, o Espírito orienta para que a tal pessoa seja um servo aprovado, ou serva aprovada.
E é necessário alertar que não importa que tipo de roupa seja, mas o estrago espiritual que causa nas pessoas que observam quem a está usando. O assunto é chato, mas é importante refletir sobre ele.
Pensem nisso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.
• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.
• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.
Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.
Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.
Em Cristo,
Eliseu Antonio Gomes