![]() |
| Reprodução: Assembleia de Deus no Brasil https://bit.ly/2TE6TIU |
As primeiras conversões e o primeiro batismo com o Espírito Santo.
Celina Albuquerque nasceu em Manaus (AM), em 19 de setembro de 1874. No Pará, converteu-se a Cristo na Primeira Igreja Batista de Belém, cujo pastor era Almeida Sobrinho, que realizou seu batismo nas águas. Em 1910, ela conheceu Daniel Berg e Gunnar Vingren, missionários suecos que que vinham dos Estados Unidos, traziam a mensagem do batismo com o Espírito Santo, e passaram a congregar na mesma igreja em que ela estava vinculada como membra. Quando Celina ouviu sobre a doutrina pentecostal, anunciada por Berg e Vingren, ela imediatamente mostrou-se interessada e passou a orar desejosa do cumprimento da promessa cumprir-se em sua vida.
Celina Albuquerque e Maria de Nazaré foram as primeiras a declarar que aceitavam a promessa registrada em Atos 2.17-18. O batismo com o Espírito Santo da irmã Celina aconteceu em sua residência, na primeira hora do dia 8 de junho de 1911. No dia seguinte, foi a vez da irmã Maria também passar pela mesma experiência.
Com o fato do batismo no Espírito Santo de Celina Albuquerque que no dia 2 de junho de 1911, vinte crentes batizados de Belém tiveram que deixar a igreja e iniciar o ministério Fé Apostólica, que depois se chamaria Assembleia de Deus. Assim teve início a história do movimento pentecostal assembleiano no Brasil, sob a liderança de Gunnar Virgren e Daniel Berg. .
Celina é apontada por muitos pentecostal como a primeira pessoa em solo brasileiro a ser batizada com o Espírito Santo. Não é de bom alvitre afirmar, taxativamente, um nome como sendo a primeira pessoa a receber o batismo com o Espírito Santo no Brasil, sem levar em consideração que havia outro movimento pentecostal em curso, além da Assembleia de Deus. Alias, iniciado um ano antes.
Nos idos anos da década de 80, século anterior, conheci em São Paulo um colega de serviço que era membro da Congregação Cristã no Brasil. Ele dizia ter acesso à cúpula, e um dia trouxe, em caráter de empréstimo, uma cartilha muito bem elaborada graficamente. Naquele livreto, de circulação interna e sem objetivo comercial, e que penso hoje que era oficial, constava o nome de um irmão e a data de sua experiência pentecostal. Não lembro exatamente a data, mas o ano era 1910.
É importante considerar a informação, mesmo que não seja revestida com suficiência de crédito, haja vista que o fundador da CCB, assim como Daniel Berg e Gunnar Vingren, também frequentou o mesmo trabalho avivalista ministrado de William Joseph Seymour, e veio ao Brasil antes de Berg e Vingren.
No dia 27 de março de 1969, em Belém do Pará, aos 95 anos de idade, Celina foi chamada ao descanso eterno.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.
• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.
• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.
Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.
Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.
Em Cristo,
Eliseu Antonio Gomes