Páginas

sexta-feira, 15 de março de 2019

O segredo do crescimento espiritual


Por João Carlos Padilha de Siqueira

"Pelo contrário, cresçam na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" - 2 Pedro 3.18 a.

Muitos definem "crescimento espiritual" como desenvolvimento pessoal, considerar que crescer seja a consciência que leva às metas estabelecidas  ao desenvolvimento de relações interpessoais em qualidade mais elevada. No entanto, é preciso observar que "crescimento espiritual" é sinônimo de  progresso espiritual pessoal, isto é, obter o estado de bom relacionamento com Deus.

Pensemos um pouco sobre como alcançar o crescimento espiritual equilibrado, permanente e duradouro. Com certeza, somente com a ajuda do Espírito Santo é que teremos isso. Para haver crescimento espiritual é preciso tomar duas atitudes: a primeira é o tempo diário com Deus; a segunda é criar duas listas.

Queira ter seu tempo sozinho com Deus. O tempo exclusivo com Deus serve para o cristão meditar e orar, ganhar sua experiência relacional com o Senhor. Se você já se dedica a estar em intimidade com o Todo-Poderoso, de algum modo poderá acrescentar algumas sugestões que damos aqui.

Para o seu tempo a sós com o Senhor, tenha a mão duas listas. Uma de defeitos, problemas, situações negativas, mágoas, complexos, traumas, áreas de tentação e assuntos correlacionados. A outra lista deve ser composta com anotações de virtudes e coisas santas que você reconhece que necessita.

A finalidade destas duas listas é nos ajudar a não nos esquecer dos assuntos que iremos tratar, pois teremos que confrontar e eliminar os problemas e defeitos, um a um na autoridade do nome de Jesus e avançar nas virtudes do Espírito conforme 2 Pedro 1.5-7.  Perceba este texto: "Por causa disso, concentrando todos os seus esforços, acrescentem à fé que vocês têm a virtude; à virtude, o conhecimento; ao conhecimento, o domínio próprio; ao domínio próprio, a perseverança; à perseverança, a piedade; à piedade, a fraternidade; à fraternidade, o amor."

Ao praticar diariamente isto, certamente você só conseguirá com a ajuda do Espírito Santo. Portanto, seja humilde, submeta-se a líder espiritual, porque muitas coisas novas acontecerão em sua vida; todos nós precisamos ser pastoreados, se quisermos crescer espiritualmente. Não devemos ser auto-suficiente, ninguém cresce sozinho, todos precisamos de pais espirituais.

Que fazer durante o tempo diário com Deus?

1. Escolher um horário para um devocional a sós com Deus;
2. Buscar um lugar específico exclusivamente para o momento devocional;
3. Planejar ficar a sós com Deus diariamente por um tempo determinado;
4. Ter em mão a Bíblia durante o tempo devocional;
5. Ter disposição para ouvir a voz do Espírito Santo;
6.  Iniciar o momento devocional orando. Na oração relatar acertos particulares, a vida pessoal, conjugal, sexual, em família, social, intelectual, espiritual e ministerial.
7. Usar as duas listas; orar pleiteando para que as virtudes superem os defeitos.

Após disponibilizar ao seu dia o momento para oração, não se esqueça que isto não é o suficiente para crescer. É importante reconhecer os erros e eliminá-los; confessar os pecados a Deus; não se esquecer que para ser perdoado por Deus é necessário perdoar o próximo que nos causa danos; substituir o mal pelo bem.

Se você observar tais requisitos, crescerá espiritualmente e será forte, viverá em plenas condições de ajudar outras pessoas através da oração intercessora e aconselhamento, será um gigante espiritual para ajudar aqueles que te cercam e triunfará pela fé em Cristo Jesus. 

Ao fazer seu momento devocional e tomar posição de arrependimento, estará em condições de ser revestido do poder e da autoridade de Deus.

E.A.G.

_______
Postagem realizada com adaptação ao blog Belverede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes