VERDADE PRÁTICA
Os valores espirituais são eternos
TEXTO ÁUREO
"Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as roupas"
Lucas 12.23
LEITURA EM CLASSE
Gênesis 25.32-34; Hebreus 12.16-17; Lucas 12.23
Gn 25.32-34:Estou morrendo de fome; de que me vale o direito de primogenitura?
33 - Então Jacó disse: Primeiro jure.
Esaú jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó.
34 E Jacó deu a Esaú pão e o ensopado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, Esaú desprezou o seu direito de primogenitura.
Hb 12.16-17 - E cuidem para que não haja nenhum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um prato de comida, vendeu o seu direito de primogenitura.
17 Vocês sabem também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado.
Lc 23 - Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as roupas.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
A linha do patriarcado estava marcando passos para o seu término e aquela dispensação deveria se findar, mas a sempre o período da transição. E esse período varia, em muitos anos, de uma dispensação para outra. Assim sucedeu nas outras, com a morte do último patriarca. Possivelmente José e seus irmãos chegaram à transição num período longo, até a chegada de Moisés e o estabelecimento da Lei.
Então a linha do patriarcado deveria cair sobre um dos filhos gêmeos de Isaque - Esaú, o primogênito, Jacó, o segundo. Entretanto, Esaú era frívolo, sem religiosidade e sem fé em Deus.
SEGUNDA, 15 - LEITURA: 1 Co 16.10-12.
1. GÊMEOS COM IDEIAS DIFERENTES
Aqui cai por terra a filosofia dos astrólogos, segundo a qual o dia das pessoas nascidas sob o tal signo, tem um destino. Deus não deixou os homens dirigidos pelos astros, mas pela Sua Palavra. Is 8.20; 47.13.
Esaú e Jacó nasceram no mesmo dia, sob a mesma influência dos astros, entretanto foram diferentes: física, moral e espiritualmente, enfim, diferentes em tudo.
Por isso Deus condenou tais práticas, a fim da criatura não ser enganada, Is 47.13; Jr 10.2; At 7.42, 43.
TERÇA, 16 - LEITURA: 1 Co 10.12.
II. UM LAR COM DIFERENTES OPINIÕES, Gn 25.28
No lar deve haver um clima de paz e harmonia nas opiniões. Assim deve ser um lar cristão.
Mas entre Isaque e Rebeca, havia opiniões que não se estreitavam, no plano de Deus, entretanto; Rebeca, conhecedora do plano divino, se inclinava ao lado de Jacó. Observe que Isaque, conhecendo o lado certo da revelação, ouviu o conselho da esposa, Gn 28.34.
Notemos as opiniões surgidas por questões materiais:
a) Isaque amava Esaú, porque ele era caçador e homem do campo;
b) Rebeca amava Jacó, por certo ele era simples e gostava de ficar na tenda. Embora fosse valente na guerra também, Gn 48.22.
Esaú representa o homem terreno, carnal e profano, Hb 12.21.
Jacó homem de fé e amante das coisas espirituais, Hb 11.21, que aproveitava as oportunidades (vs 29, 30) para se apoderar, custe quanto custar, de uma bênção divina, Gn 25.28-30.
QUARTA, 17 -LEITURA: 2 Co 10.1-5
III. JACÓ FORTALECIDO EM SUA POSIÇÃO
Aqui está o ponto alto da lição. Não devemos olhar o lado fraco de Jacó, mas tomar como exemplo as coisas espirituais.
Há pessoas que são frívolas nas coisas espirituais, que não se interessam em recebê-las, tais como batismo com o Espírito Santo, dons espirituais, vida consagradas, At 1.8; 19.2, 6; 1 Ts 4.4.
Feliz o cristão que busca com zelo as coisas do reino de Deus, Mt 6.33. Devemos procurar e buscar zelosamente as coisas de Deus, 1 Co 12.31.
Jacó, preparando um prato saboroso do dia, tinha, porém, o seu pensamento voltado para as coisas de Deus: "Como adquirir o direito de primogenitura..."
O cristão deve pensar nas coisas de cima, dos céus, a todo instante, Cl 3.1. Entretanto, não deve ser egoísta. Não devemos nos aproveitar das fraquezas de um irmão para nos apoderarmos de seus bens, quer materiais ou espirituais, com o interesse de "ajudar" o irmão.
Há muitos anos, um irmão chegou na casa de um Pastor com uma máquina de costura da esposa a fim de arranjar um dinheiro emprestado. O referido Pastou arranjou o dinheiro e lhe devolveu o objeto, para seu uso de trabalho, pois aquilo era o seu "ganha-pão", Dt 24.11-13. Assim deve proceder um Cristão dentro da revelação divina.
Naquele dia Esaú estava enfraquecido pelo desespero da fome, era então o tempo oportuno para Jacó alcançar a vitória dele pela fé. Davi teve muitas oportunidades para vencer Saul pelo poder do braço carnal, mas não o fez; entregou-se nas mãos do Senhor e a vitória veio no tempo certo, 1 Sm 26.10-12.
QUINTA, 18 - LEITURA: Jo 15.1-7
IV. A VIDA ESPIRITUAL EM JOGO. Gn 25.31, 32.
Chegou a hora fatal para Esaú, enfraquecido pela fome, nada para ele valia senão um prato de comida. O Deus de Esaú era o ventre, Fp 3.19.
Para muitas pessoas a sua religião é de alegria carnal.
Chegou o momento da prova diante de Deus, quem seria realmente o sucessor patriarcal? Para Isaque era Esaú, o predileto, forte, caçador e o primeiro a nascer. Mas Esaú era profano, isto é, sem as condições espirituais da fé, Hb 12.16.
Alguém disse que as promessas de Deus exaradas na Bíblia, são cerca de 30 mil, e todas se recebem pela oração da fé, Hb 11.21; Jo 14.14; 2 Co 13.5; estar firme na fé, é ter um crédito de confiança na Palavra de Deus, Jo 15.7.
Isso, Esaú não possuía, mas sim, Jacó.
SEXTA, 19 - LEITURA: Hb 3.12-15
V. UM DIREITO SAGRADO DESPREZADO
Aqui está o fim de uma vida em flor, para receber a bênção final.
A coisa pior na vida é perder, seja o que for mas, especialmente as coisas espirituais. Judas Iscariotes por causa de 30 moedas perdeu a vida eterna, Jo 17.12; At 1.17, 18.
Paulo fala de alguns que naufragaram na fé e perderam o direito da salvação, 1 Tm 1. 19, 20.
Esaú desprezou pela frivolidade e perdeu o direito de herança de família espiritual, perdeu tudo, enfim.
SÁBADO, 20 - LEITURA: Hb 12.16-17.
VI. QUAIS SÃO OS RESULTADOS DA FALTA DE FÉ?
É realmente uma terrível pergunta para os nossos dias.
O autor aos Hebreus, segundo o texto acima, revela os resultados de uma semeadura na carnalidade.
Esaú, ao vender e desprezar os direitos espirituais de sua primogenitura, julgou que aquilo de nada lhe valia. "Para que me serviria logo a primogenitura? Gn 25.32. Ele (Esaú) comeu e bebeu, levantou-se e saiu, Gn 25.34.
Naturalmente, saiu para folgar, com a "barriga cheia", mas a alma vazia.
Eis o fim de uma carreira sem fé e indisciplinada
Quando desejava herdar a bênção não encontrou lugar de arrependimento, foi rejeitado, porque o Espírito santão não pôde operar em sua vida.
Davi orou com insistência: não retires de mim o teu Espírito santo, Sl 51.11. Somente o Espírito Santo pode levar o homem ao arrependimento espiritual, Jo 16.8.
Esaú se perdeu por ter um coração duro e infiel, Hb 3.12.
QUESTIONÁRIO
2. Quais são os direitos de primogenitura?
3. Por que Jacó herdou a primogenitura?
4. Por que Esaú perdeu o direito de primogenitura?
5. Quais os resultados de faltar fé?
6. Por que Esaú se perdeu?
_______
Lições Bíblicas - Jovens e Adultos - para escolas dominicais e cultos domésticos. 1º trimestre de 1976.
Comentarista Pastor João de Oliveira.
Lição 12: A primogenitura, um direito sagrado (Página 56. Conteúdo apresentado às classes em 21 de março de 1976).
Editora: Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.
• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.
• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.
Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.
Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.
Em Cristo,
Eliseu Antonio Gomes