O cirurgião vascular formado pela Santa Casa de São Paulo e diretor do Centro Endovascular de São Paulo, Dr. Francisco Osse, informa que a embolia pulmonar é causada pela obstrução das artérias dos pulmões por coágulos que, na maior parte das vezes, se formam nas veias profundas das pernas ou da pélvis e são liberadas na circulação sanguínea.
O médico informa que trombos são pequenos, informa que aqueles que são rapidamente desfeitos podem não provocar sintomas, ou provocar sintomas leves que passam desapercebidos. "Quando os trombos são maiores, mais de uma artéria pulmonar pode ser afetada e os sintomas e os sintomas como dor torácica de início repentino ou que vai aumentando de intensidade, falta de ar, aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração, palidez, ansiedade, são indicativos da embolia pulmonar.Pele e unhas azuladas, tosse seca ou com sangue, dor aguda no peito e febre podem ser sinais de oclusão de um aou mais artérias do pulmão e de infarto pulmonar".
► Saúde
► Saúde
Risco e prevenção
São fatores de risco para a embolia pulmonar a imobilidade prolongada, cirurgias extensas, câncer, traumas, anticoncepcionais, reposição hormonal, gravidez e pós-parto,varizes, obesidade, tabagismo, insuficiência cardíaca e distúrbios na coagulação do sangue. Para prevenção é recomendável melhorar o estilo de vida., fazer exercícios físicos como ginásticas e caminhadas, evitar hábitos nocivos como fumo e bebidas alcoólicas, e escolher alimentação sadia.
Ainda de acordo com o cirurgião vascular, a embolia pulmonar é, na maioria das vezes, a complicação de outra doença, a Trombose Venosa Profunda, caracterizada pela transformação do sangue líquido em coágulos dentro de uma artéria ou veia, obstruindo a circulação. "É importante impedir a progressão da trombose venosa, considerada a terceira maior causa de óbitos por doenças vasculares no mundo, só perdendo para o infarto e o derrame. Na população brasileira, estudos indicam 300 mil novos casos de trombose por ano, responsável por 60 a 80 mil casos de embolia pulmonar com mortalidade em torno de 30%. Calcula-se mais de 600 mil internações hospitalares por ano no Brasil".
Na fase inicial, ocorre um processo inflamatórionas regiões próximas, o que causa dor, inchaço, aumento da temperatura e endurecimento dos músculos próximos ao local da trombose. Em 90% dos casos, a trombose ocorre nos membros inferiores, nas pernas ou coxas do paciente- esclarece o Dr. Osse.
E.A.G.
Fonte:
Jornal Vida Integral, fevereiro de 2014, página 3, matéria não assinada, redação em São Paulo/SP - www. vidaintegral. com. br
As matérias de saúde assinada publicadas em Vida Integral tem caráter preventivo e educativo e sob hipótese alguma devem substituído procedimento de profissionais de saúde habilitados.
Fonte:
Jornal Vida Integral, fevereiro de 2014, página 3, matéria não assinada, redação em São Paulo/SP - www. vidaintegral. com. br
As matérias de saúde assinada publicadas em Vida Integral tem caráter preventivo e educativo e sob hipótese alguma devem substituído procedimento de profissionais de saúde habilitados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.
• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.
• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.
Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.
Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.
Em Cristo,
Eliseu Antonio Gomes