Halitose significa "mau hálito", um problema que muitas pessoas enfrentam eventualmente.
Calcula-se que, aproximadamente, 40% da população sofre ou sofrerá de halitose crônica em alguma época de sua vida.
Calcula-se que, aproximadamente, 40% da população sofre ou sofrerá de halitose crônica em alguma época de sua vida.
Muitas são as causas deste desconforto bucal, incluindo-se:
• Higiene inadequada da boca (falta de escovação e do uso do fio dentário);
• Gengivite;
• Ingestão de alimentos, como alho ou cebola;
• Tabaco e produtos alcoólicos;
• Boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono;
• Doenças sistêmicas, tais como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins.
Como saber se eu tenho halitose?
Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Mas, não se esqueça de que muitas pessoas têm este problema quando acordam de manhã, como resultado de uma produção menor de saliva enquanto dorme, o que permite que os ácidos e outras substâncias se deteriorem no interior da boca. Medidas tais como escovar bem os dentes, a língua e usar fio dentário antes de dormir e ao se levantar sempre ajudam a eliminar o mau hálito matinal.
Como prevenir a halitose?
• Escove bem os dentes e use fio dentário após as refeições para remover a placa bacteriana eas partículas de alimento que se acumulam;
• Escove a língua;
• Escove adequadamente próteses removíveis e dentaduras após as refeições e antes de dormir;
• Consulte um nutricionista para substituir alimentos que causam mau hálito;
• Visite seu dentista periodicamente para fazer uma revisão e uma limpeza de seus dentes.
Se o mau hálito persistir, mesmo após uma boa escovação e o uso do fio dentário, consulte o periodontista, já que isso pode ser a indicação da existência de um problema mais sério.
Só o dentista poderá dizer se você tem gengivite, periodontite, boca seca ou excesso de placa bacteriana ou tártaro, que são as prováveis causas do mau hálito.
Fonte:
Colgate: www . colgate . com . br/ pt/ br/ oc/ oral-health/ conditions/ bad-breath/ article/ halitosis
Folha Noroeste, ano 11, número 213, 1ª quinzena de junho de 2017, coluna Saúde, página 10, (impresso em S..A. O Estado de São Paulo). Versão online: folhadonoroeste . com . br/
Colgate: www . colgate . com . br/ pt/ br/ oc/ oral-health/ conditions/ bad-breath/ article/ halitosis
Folha Noroeste, ano 11, número 213, 1ª quinzena de junho de 2017, coluna Saúde, página 10, (impresso em S..A. O Estado de São Paulo). Versão online: folhadonoroeste . com . br/
Solange Rodrigues Bio é doutora, Especialista e Mestre em Periodontia - CROSP 39.357
_______
Nota Belverede: indivíduos que sofrem com a doença Diabetes precisam dobrar os cuidados com a saúde bucal. Existe o risco de a associação de problemas na arcada dentária com Diabetes evoluir para um quadro de saúde grave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.
• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.
• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.
Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.
Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.
Em Cristo,
Eliseu Antonio Gomes