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terça-feira, 30 de dezembro de 2014

O lado bom das crises

Por Lourenço Stelio Rega

Depois de um fim de semana de descanso, você chega na sua empresa e recebe uma carta do proprietário do imóvel solicitando o prédio. Você já tem uma clientela estabelecida, a empresa vai bem e agora surge uma grande crise. Uma crise desestabiliza qualquer um. Como pode haver um lado positivo nela?

Em primeiro lugar, vamos lembrar que não é possível viver neste mundo, tocar um projeto, ser empregado ou patrão,  sem conflitos e crises. Em segundo lugar, a palavra chinesa para crise é composta por dois idiogramas: wei-ji. Wei significa risco e perigo. Ji significa oportunidade. Assim, a crise tem o lado negativo, mas poderá ser uma oportunidade para rever nossa situação e reavaliar o empreendimento que estamos envolvidos.

Com isso, depois do primeiro susto e das primeiras sensações de desespero, pare um pouco e avalie como você chegou até ali. Coloque em um lado de uma folha de papel os riscos e os perigos que a crise está trazendo para sua vida e seu empreendimento. No outro lado, anote todas as oportunidades que poderão surgir diante desta situação. Se você for empresário: novos clientes, busca por um novo sistema de marketing, revisão na maneira de tratar o cliente. Etc. Se você for empregado: uma nova oportunidade de emprego com novos desafios, revisão da vida financeira, revisão na maneira de relacionar-se com o chefe, etc.

Esse procedimento poderá gerar em você uma disposição criativa e positiva diante das crises, ao invés de levá-lo ao "fundo do poço". Mas não se esqueça de considerar também as causas da crise - se são voluntárias ou involuntárias. Se foi você que criou a crise, seja sincero revendo seus pontos de vista e sua maneira de reagir, analise seu ambiente e avalie seu temperamento. Se a crise for financeira, causada por um descontrole nos gastos, reveja suas prioridades, policie o uso do cartão de crédito, cheques pré-datados, e faça um planejamento para colocar sua vida e seus negócios em ordem. 

Muitas crises também podem ser prevenidas. Neste caso, esteja atento às situações da sua empresa, aos projetos em andamento, aos relacionamentos e à funcionalidade das coisas.  Tente pensar nos resultados de tudo que faz antes mesmo de fazê-los. Pergunte-se: como as pessoas, os clientes, o chefe reagirão? Se eu fizer isso desse jeito, que resultado obterei?

A Bíblia traz exemplo inspirador de José do Egito e sua capacidade para lidar com as adversidades. Ele foi vendido pelos irmãos como escravo, perdeu toda sua segurança, foi vítima de calúnia e considerado traidor pelo seu chefe, mas venceu porque soube ver Deus transformando suas crises em oportunidades de superação.

Fonte: Consumidor Cristão via Jornal Renovada News de março de 2007.
O autor é escritor, educador e teólogo. 

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