Páginas

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

EBD: Os Dez Mandamentos - Valores imutáveis para uma sociedade em constante mudança (CPAD)

Revista Lições Bíblicas - Adultos (CPAD)
Primeiro trimestre de 2015
Comentarista: Pastor Esequias Soares

Os Dez Mandamentos – Valores imutáveis para uma sociedade em constante mudança.

Sumário:

Lição 1 – Deus dá a sua Lei ao Povo de Israel
Lição 2 – O Padrão da Lei Moral
Lição 3 – Não Terás outros deuses
Lição 4 – Não farás imagens de Esculturas
Lição 5 – Não Tomarás o Nome do Senhor Deus em Vão
Lição 6 – Santificarás o Sábado
Os cristãos não precisam guardar o sábado
O uso correto do dia do Senhor
Lição 7 – Honrarás Pai e Mãe
Lição 8 – Não Matarás
Lição 9 – Não adulterarás
Lição 10 – Não furtarás
Lição 11 – Não darás Falso Testemunho
Lição 12 – Não cobiçarás
Lição 13 – A Igreja e a Lei de Deus

As treze lições desta revista possuem valor atemporal, são úteis em todas as épocas porque apresentam a Palavra de Deus. A referência ao 1º trimestre de 2015 apenas aponta ao cronograma em que a igreja Assembleia de Deus, e outras denominações evangélicas, apresentarão  o material didático em aulas nas dependências de seus templos.

E.A.G.

7 comentários:

  1. O SÁBADO É ATEMPORAL ?

    VC DISSE QUE TODO O CONTEUDO DOS 10 MANDAMENTOS E ATEMPORAL

    ResponderExcluir
  2. Caro irmão,

    Não entendi muito bem sua interrogação. Mas, supondo que esteja perguntando se devemos guardar o sábado nos dias de hoje, minha resposta é "não".


    Afirmei que as 13 lições apresentadas na revista possuem valor atemporal. Por quê? Porque o que é ensinado nelas é a Palavra de Deus.

    Obrigado pela pergunta. Reformularei o parágrafo, para que não haja na afirmação qualquer resquício de ambiguidade.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. LUCIENE APARECIDA SILVA OLIVEIRA3 de janeiro de 2015 às 21:38

    MEU NOME É LUCIENE E TENHO ALGUMAS DUVIDAS SOBRE COMO ADQUIRIR A REVISTA DA ESCOLA DOMINICAL POIS QUERO APRENDER MAIS E ASSIM PODER LEVAR O EVANGELHO A TODAS AS CRIATURAS

    ResponderExcluir
  4. Eliseu, quando você fala que são 10 mandamentos, em seguida diz que o Sábado, dia descanso, não é mandamento para cristão. Então Deus voltou atrás na sua palavra para atender as novas demandas cristãs?

    Voce consegue entender o que são verdades imutáveis? uma delas é a palavra do Senhor, Jesus viveu segundo a lei, porém viveu na plenitude este mandamento, fazendo o que era necessário no sábado e quando não precisava agir descansava, orava e participava das cerimônias como podemos perceber em vários sábados nas sinagogas, mas ninguém consegue mostrar especificamente nas palavras de Jesus e seus apóstolos, inclui o Paulo, onde eles dizem claramente para anular o Shabbat. Isso é uma insegese romana nas escrituras

    ResponderExcluir
  5. Luciene.

    É praxe haver distribuição da Lições Bíblicas aos alunos nas igreja em que o material pedagógico é lecionado. Mas, também, a revista pode ser comprada em muitas lojas de materias evangélicos. Tente primeiro a aquisição no templo, porque a tendência é que a venda seja com preço mais acessível e, algumas vezes, até pode ser grátis - um presente dos membros da igreja e do pastor para você.

    Sua sede de conhecimento e vontade de compratilhá-lo é uma característica muito bonita, que todo cristão precisa possuir.

    Obrigado por prestigiar este blog.

    ResponderExcluir
  6. Caro Reginaldo.

    Suas perguntas e minhas respostas:

    “Eliseu, quando você fala que são 10 mandamentos, em seguida diz que o Sábado, dia descanso, não é mandamento para cristão. Então Deus voltou atrás na sua palavra para atender as novas demandas cristãs?”

    Amigo, o que aconteceu foi que o Sábado foi estipulado para os judeus cumprirem. Por favor, releia o artigo voltado para a lição nº1, pois está muito claro lá, inclusive com referências bíblicas.

    “Jesus viveu segundo a lei, porém viveu na plenitude este mandamento fazendo o que era necessário no sábado e quando não precisava agir descansava, orava e participava das cerimônias...”

    Pois é, Jesus como judeu foi circuncidado. Você é circuncidado também? Acredito que não, porque sabe que este ritual é uma prática exigida pela religião judaica aos meninos judeus.

    O mandamento para descansar no Sábado também era exigência exclusiva para judeus. Não existe uma linha nos Evangelhos e nem nas cartas apostólicas ordenando aos cristãos guardarem o Sábado. E nem para guardar o Domingo. Tiramos um dia para louvar a Deus por voluntariedade, não é por obrigação da Lei. Por quê? Porque não somos judeus, porque vivemos na Dispensação da Graça, gozamos do livre arbítrio que Deus nos deu.

    “Isso é uma insegese romana nas escrituras”

    Amigo, o propósito da existência deste blog não é debater. Não haverá réplicas e nem tréplicas.

    Agradeço sua visita.

    Bons sábados para você (isso não é ironia).

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Amigo Reginaldo,

    A Escritura afirma que a lei, só tem domínio sobre o homem no seu tempo de vida; morrendo ele, está livre da lei (Rom. &:1).
    Porventura vc. não desceu às águas batismais?
    Porventura vc. não morreu para o pecado e para a lei?
    Porventura vc. não é uma nova criatura?
    Só guarda sábado, quem é ainda velha criatura!!! Capitt?

    ResponderExcluir

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes