Segundo o Data Folha, em pesquisa publicada no jornal Folha de São Paulo neste domingo, 13 de abril, doze por cento dos moradores de São Paulo concordariam que uma mulher usando roupas provocantes merecem ser estupradas.
Será, mesmo? É questionável este tipo de levantamento. Todos somos indivíduos únicos, o ser humano não é feito em uma esteira de produção padronizada. Jamais a resposta de um valerá como endosso de pensamento de quem não foi consultado. Então, o respondente de maneira alguma pode ser considerado representante da maioria da população que não respondeu à pesquisa.
Quanto ao resultado da pesquisa, podemos afirmar que dentro do número de entrevistados, doze por cento deles consideram que uma mulher provocadora mereça ser violentada, jamais poderemos afirmar que este tipo de pensamento lamentável faz parte do jeito de pensar de doze por cento dos moradores de São Paulo.
Acredito que pesquisas são sempre falhas. Pelo fator acima apresentado e também por falhas dos institutos que a realizam. Um exemplo: eu fui entrevistado no último senso do IBGE, a entrevistadora não perguntou qual era a minha religião e a religião de minha família, que é evangélica. Por esta situação, fico pensando quantos outros entrevistados também não responderam esta mesma pergunta. Então, como podem afirmar qual é o número percentual exato de evangélicos no Brasil?
E.A.G.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.
• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.
• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.
Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.
Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.
Em Cristo,
Eliseu Antonio Gomes