O álbum The Beatles Yesterday and Today foi lançado pela gravadora Capitol em 1970 exclusivamente aos mercados dos Estados Unidos, Canadá e Japão contendo faixas de dois álbuns britânicos, anteriores, e algumas faixas inéditas mundialmente. Este álbum é lembrado por uma de suas capas, intrigante, e que gerou grande polêmica. O invólucro continha como ilustração a fotografia chamada Açougueiro (Butcher), do fotógrafo Robert Whitaker, onde o quarteto aparece sorridente, usando janelos brancos, com pedaços de carne pelo corpo, e bonecas de plástico esquartejadas. A fotografia absurda foi feita para uso apenas na edição promocional, distribuída para as rádios e lojistas.
Segundo o quarteto, a imagem impactante era apenas uma arte conceitual realizada com o objetivo de protestar contra a gravadora Capitol (inglesa). O grupo estava indignado com o modo como suas músicas estavam sendo lançadas em Yesterday and Today, desmembradas de seus lançamentos originais. Na época, a imagem não chegou ao público americano como capa daquele disco, mas saiu depois em uma revista britânica como peça publicitária de lançamento de uma música assinada por John Lennon e Paul MacCartney. Mais recentemente McCartney caiu em contradição sobre o episódio ao dizer que a ideia era protestar contra a guerra no Vietnã.
Naquela época, lojistas e radialistas americanos também protestaram, mas foi contra a capa sangrenta. Eles se organizaram decididos firmemente não divulgar nenhuma música por causa da fotografia, obrigaram a gravadora Capitol a recolher tudo e enviar outra imagem. 750 mil cópias promocionais foram recolhidas, prejuízo de US$ 250.000,00. Apenas quando receberam exemplares novos as músicas foram veiculadas nas rádios.
A primeira explicação pode ser verdade, ou a segunda, pouco importa. Mas observando pelo ângulo da fé enxergamos na carnificina a representação de cadáveres de bebês reais, vidas inocentes mortas assassinadas por esquartejamento. É uma mensagem de cunho espiritual. Pode ser remetida ao ato do sexo irresponsável que leva à inconsequência de um aborto, aos rituais de sacrifícios ao falso deus Moloque.
Em quase todas as vezes os sacrifícios a Moloque não são literais, mas em todas as vezes são tão ou mais nocivo quanto. Crianças nascem dia após dia e os pais não os orientam espiritualmente, elas passam por este mundo sem jamais reconhecer a Cristo como Senhor e Salvador e falecem, suas almas seguem à perdição eterna. Triste!
No mercado de colecionadores o item sórdido possui grande valor comercial, pois é considerado peça de raridade. Hoje, no site E Bay um exemplar de Yesterday and Today com a capa sangrenta está cotado em US $795.00.
E.A.G.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.
• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.
• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.
Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.
Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.
Em Cristo,
Eliseu Antonio Gomes