Tem gente que pensa que pelo falar exaustivamente convence aos outros.
Isso acontece muito em igrejas, a pessoa toma posse do microfone e fala por mais de 1 hora ininterruptamente. Está provado pela Ciência que o cérebro humano, na fase adulta, é capaz de assimilar um monólogo com 100% de atenção por apenas 20 minutos.
Quanto à escrita, o que vale para a mensagem ser entendida é usar o veículo certo e elaborar uma construção sintática que se encaixa ao leitor.
A questão é assaz pertinente. Está ligada à neurolinguística: mensageiro, mensagem e público-alvo.
Qual é a dinâmica do conferencista competente?
Não basta ao comunicador conhecer o conteúdo da mensagem, ele precisa conhecer quem a ouvirá. Por exemplo: Não é possível ensinar Matemática para um bebê, primeiro ele precisa aprender tudo sobre Algarismo Arábico.
O conferencista tem o dever de fazer com que os ouvintes entendam a palestra, recai sobre ele cerca de 99, 999% do peso da responsabilidade de ser bem entendido. Ele precisa moldar-se aos seus ouvintes, palestrando em nível intelectual deles, com uso de jargões apropriados, termos técnicos que eles dominam, etc.
Pastores e evangelistas
O papel do pastor (na essência do termo) é pastorear, fazer discipulado, ensinar a Palavra de Deus aos convertidos. E falar aos perdidos, às almas sem Cristo é função do evangelista. Evangelizar é anunciar as Boas Novas, falar sobre a salvação aos não salvos.
O público-alvo que o conferencista tem são os cristãos presentes na igreja. Se quem prega é uma pessoa convidada, deve prezar pela ética Qual? Abordar temas segundo a orientação do pastor que o convida. Às vezes o tema do convidado é livre, mas nem sempre.
Como anfitrião, é importante o dirigente da igreja informar ao pregador visitante sobre quem o ouvirá. O pregador precisa saber algumas características de seus ouvintes.
Existem nos bancos da igrejas almas que ainda não se converteram ou apenas cristãos evangélicos? É contraproducente discorrer sobre João 3.16 e Atos 4.12 para quem já recebeu Jesus.
É necessário otimizar o tempo durante o culto.
E.A.G.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.
• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.
• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.
Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.
Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.
Em Cristo,
Eliseu Antonio Gomes