Páginas

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Professora Victoria Soto, evangélica - morreu como heroína na escola Sandy Hook


Aos 27 anos de idade Victoria Soto faleceu no dia 14 de Dezembro, sexta-feira passada, desempenhando papel de heroína, protegendo sua classe de alunos na escola de ensino fundamental Sandy Hook, ocasião em que o louco Adam Lamza invadiu o lugar e disparou tiros matando 20 crianças e seis adultos.  Ela era pedagoga há cinco anos.

Victoria era evangélica, professora de alunos da primeira série escolar, solteira, morava com seus pais, irmãos e seu animal de estimação, um cão da raça labrador, em Stratford, Connecticut - onde viveu toda sua breve vida. Seu pai, Carlos, um porto-riquenho, é operador de guindaste no departamento estadual de transporte. A sua mãe, Nancy, uma norte-americana, é  enfermeira. 

As pessoas mais íntimas - que a descrevem como uma pessoa divertida, alguém dona de sorriso sempre largo e contagiante -, dizem que não se surpreenderam com o heroísmo, pois ela era apaixonada por sua profissão, tinha enorme prazer em lecionar para a criançada, a quem se empenhava bastante criando planos de aulas muito bem elaborados para apresentar coisas novas de um jeito interessante aos pequeninos.

Seus parentes mais próximos dizem que ela possuía prazer em fazer coisas simples, como misturar ovos e farinha de trigo para fazer o pão que comia junto com a família, alimentar a criação de patos de sua avó, assistir desenhos animados e ler livros ao ar livre. Em sala de aula, havia estipulado um determinado tempo em que as crianças eram liberadas para mascar chicletes - o que normalmente proíbe-se perimptoriamente.

Seu pai compartilhou seu último momento com a filha no dia do crimea Antes dela sair para lecionar, ele esteve ao piano e Victoria cantando, ensaiaram para uma apresentação na igreja, à noite de natal. Depois, Victoria foi vista numa biblioteca, foi lá retirar um livro infantil para ler aos seus alunos- ela deve tê-lo lido, pois a tragédia aconteceu nos últimos minutos da aula.

Para proteger as criancinhas do enlouquecido atirador Adam Lamza, Victoria as escondeu. Existem duas versões, uma diz que ela as escondeu dentro de um armário e outra que fez isso as levando para um banheiro. Quando Lamza chegou na sala de aula, teria descoberto sua ação, atirou em alguns alunos e também nela, que veio a falecer em estado terrível, pois seu pai relatou à imprensa local que sua aparência era quase irreconhecível. Ela foi encontrada debruçada sobre alguns crianças, demonstrando que se fez de escudo humano. Alguns alunos dela sobreviveram.

Gary MacNamara, o chefe da Polícia do departamento de segurança de Fairfield, foi um dos primeiros a chegar no lugar da tragédia na escola Sandy Hook. Ele confirma a versão do esconderijo no armário e acrescenta que a professora teria empurrado crianças para correr no corredor antes que Lamza abrisse fogo dentro da sala usando seu rifle semi automático e outras armas.

O funeral de Victoria contou com a presença do cantor Paul Simon, que entoou "The Sound of Silence" um sucesso e clássico da dupla Simon and Garfunkle, canção escrita em 1963 após o assassinato de John F. Kennedy, cantada também em homenagem às vítimas do atentado de 11 de Setembro na data do décimo aniversário. Um trecho da letra: "Em sonhos agitados caminho só, por ruas estreitas de paralelepípedos."

A Fox News latina descrece Victoria Soto como modelo de filha, professora e cidadã. Segundo John Harkins, prefeito da cidade, em entrevista para a Associated Press, a atitude de Victoria, ao agir preocupada mais com o bem-estar dos alunos do que com ela própria, mostrou claramente a ótima dedicação, empenho e bom caratismo.

Enfim, que Deus conforte o coração de todas as pessoas que amavam Victoria Soto, a educadora de crianças que lecionava na escola primária de Newton.

Veja mais no Belverede:

Morgan Freeman e a suposta declaração sobre o massacre na escola de Sandy Hook  

Paul Simon: Sound of Silence

Victoria Leigh Soto: professora evangélica heroína

E.A.G.

Consultas:

Daily News - http://www.nydailynews.com/news/national/jeter-special-call-mom-slain-newtown-teacher-article-1.1224130
Hollywood Life - http://hollywoodlife.com/2012/12/19/paul-simon-sandy-hook-funeral-teacher-newtown-shooting/
Mirror - http://www.mirror.co.uk/news/world-news/connecticut-school-shooting-victoria-soto-1498326
New York Times - http://www.nytimes.com/2012/12/20/nyregion/remembering-the-passion-of-victoria-soto-a-sandy-hook-teacher.html?_r=0
Urban Newsaromm - http://www.urbannewsroom.com/2012/12/16/she-died-so-they-could-live-hero-teacher-victoria-soto-used-her-body-to-shield-students-from-madmans-hail-of-bullets/

2 comentários:

  1. Paz meu irmão, num mundo onde o assassino é tido como um pop star, pois aparece demais na mídia e as vítimas são praticamente esquecidas, lemos um relato destes. Uma atitude nobre e digna de alguém que percebeu o real sentido da vida Cristã, que é o de se entregar pelo próximo, neste caso crianças. Deus o abençoe.
    http://mateusemiliomazzochi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Diante de historia como estas ficamos mudos e um nó na garganta é o q sentimos. Gloria a Deus pois uma certeza temos diante de tanta tragédia é que Ela Victoria está nos braços do Pai Eterno. Que Deus nos ajude, q possamos orar pelos pais e familiares dessas vitimas q hoje estão sofrendo com ausência de seus entes queridos. Fique na paz.

    ResponderExcluir

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes