Páginas

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Unção espiritual nas dispensações da Lei e da Graça

"Enchei-vos do Espírito" - Efésios 5.18.

Breve reflexão sobre a chamada ministerial do profeta Eliseu e de todos os cristãos.

Visitando o blog do Pastor Altair Germano, encontrei o excelente post Eliseu, um líder com propósito. Escrevi meu comentário lá e o adaptei para cá.

Vale relembrar: na passagem bíblica referenciada em 2 Reis 2.9, o profeta Eliseu pediu que houvesse sobre a vida dele porção dobrada do espírito de Elias, assim que este fosse arrebatado. Aconteceu. Ao longo de sua jornada, sem perder a personalidade, sem copiar o jeito de ser da ministração de Elias, Eliseu fez exatamente o dobro de milagres de seu antecessor.

Refletindo mais sobre o episódio da sucessão profética de Elias para Eliseu através da perspectiva da Dispensação da Graça:

Por que solicitar porção dobrada do espírito de Elias parece pedir muito e não é?

Porque até então Jesus não havia se manifestado, se sacrificado, ressuscitado, subido ao céu e o Espírito Santo não houvera descido para ser o Guia do ser humano e fazer morada em nossos corações. Durante a Dispensação da Lei não havia, plenamente, a atuação do Espírito de Deus entre os homens como é possível haver na Dispensação da Graça. Vide: João 14.25-26; 16.13.

Após o evento da cruz, o relacionamento do Espírito com a humanidade não é apenas parcial, não é mais limitado aos fatos circunstanciais no parâmetro da nação israelita. Após o sacrifício perfeito do Filho de Deus no calvário, o sangue de Cristo nos lava de todo pecado e então o Espirito Santo encontra liberdade para estar presente com inteireza na vida de todas as pessoas que se submetem ao Senhor de corpo, alma e espírito. Agora a relação do Espírito é mais ampla, visa nos conduzir à vida eterna, trabalha em favor de todas as almas de todas as nações da Terra.

Eliseu fez o dobro de milagres de Elias. Quanto aos cristãos, Jesus revelou que poderiam fazer obras maiores do que Ele fez, referindo-se ao seu ministério terreno. "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai" - João 14.12.

No passado a unção era dada sob medida, hoje ela é dada plenamente. Graças ao nosso misericordioso Deus!

"E vós tendes a unção do Santo (...) E a unção que vós recebestes dele, fica em vós (...), a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis" - 1 João 2.20 a, 27 a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes