Páginas

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Pecados no pensamento

Ontem, tive a oportunidade de ouvir uma irmã da igreja falar sobre os pecados cometidos em nível dos pensamentos. Ela ponderou sobre a condição de muita gente cristã e derrotada por causa da devastação de pensamentos errados. Abordou o assunto de um ângulo que eu ainda não havia encontrado.

Tais pensamentos produzem efeitos devastadores contra a própria pessoa que sustenta imaginação má. Isso é um perigo, porque aparentemente tudo está bem, possuem bom relacionamento com todos, tem atividades aceitáveis na igreja, por vezes são até muito admiradas. Então, tendem a acreditar que esteja de bem com Deus. Não basta estar mil maravilhas por fora, o Criador vê o interior de cada um e está ciente se lá dentro tudo é limpo ou igual aos pães bolorentos.

É um grande perigo viver assim,  amar e alimentar pecados imaginados, pecados sexuais e os pecados da mágoa contida, como se não fossem realmente pecados. É preciso haver conversão de fato, deixar de amar a si mesmo. É preciso estar plenamente voltado para Deus com o corpo, com a alma e com o espírito.

A conversão verdadeira passa pela decisão da mudança plena. A melhor definição para essa mudança real - metanoia em grego (μετάνοια) - está revelado em João 3. Trata-se do novo nascimento. O nascer de novo é a metamorfose completa. É um ponto final nos velhos costumes, nos velhos pensamentos, nas velhas intenções, nos velhos objetivos. É transformar-se inteiramente. Mudança de tudo, colocar as  iniciativas próprias em segundo lugar e trilhar o caminho que leva para perto de Deus. É ser uma nova criatura, ser alguém totalmente diferente. 

O apóstolo Paulo comenta sobre a conversão interior. "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus" - Romanos 12.1-2. A partir da tomada de consciência e atitude em aceitar a Cristo como Salvador, há necessidade de também aceitá-lo como Senhor. Tê-lo como Senhor implica em submissão total, externa e interna, renunciar o homem interior que se esforça para viver a filosofia padronizada da sociedade caída no pecado. 

É preciso querer obedecer ao mandamento de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, viver separado dos costumes desse mundo perdido, desistir dos desejos da carne e dos olhos, desvincular-se de ações padronizadas e regidas pelo egoísmo e por ideais contrárias à vontade do Senhor. 

Por mundo, entenda-se o sistema de rebelião contra Deus. Ser mundano é ser alguém egoísta, avarento, orgulhoso, hipócrita, briguento.

Deus não nos conserta, apenas dá condições para que façamos isso. Essa conquista, a capacidade de converter-se, ocorreu quando Jesus Cristo morreu na cruz e ressuscitou ao terceiro dia. Naquele momento da ressurreição, Deus nos deu a condição de escolher viver em santidade ou em pecado. Agora, é possível querer e ser diferente, deixar o estilo de vida desse mundo e viver em novidade de vida

Escolhamos ser santos inteiramente, renovando a cada dia a mente ao usar o entendimento de quem somos e considerando a importância do amor de Deus por nós. Queiramos mostrar Deus em nosso jeito de agir e pensar!

E.A.G.

3 comentários:

  1. Muito bom! Preisamos ter consciência de que depende de nós a decisão e o esforço. Deus nos ajuda durante todo o processo e Se agrada do nosso empenho.
    Carla

    ResponderExcluir
  2. A luta contra o pecado é diária no cristão.
    Só sob a graça de Deus vencemos essa batalha.

    parabéns pela elucidação objetiva.

    Suely

    http://sbertoncini.zip.net
    mensagens bíblicas a cada dia

    ResponderExcluir
  3. Concordo que devemos ter uma vida com plena vigilância de pensamentos e ainda acrescento as obras.
    Mas não concordo com o tema do pecado de pensamento, porque pecado meu amado é o ato consumado.

    ResponderExcluir

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes