Páginas

terça-feira, 24 de abril de 2012

A educação cristã em família

Embora muita gente cresça recebendo educação cristã, cresces em firmeza de fé em Deus, torna-se adulta crendo em seu próprio intelecto. Enquanto crianças, filhos acompanham os pais às idas aos cultos, mas na adolescência alguns desses filhos se afastam da igreja, e ao se tornarem independendentes financeiramente, ignoram por completo a fé transmitida no lar.

Foi algo assim que o filho-pródigo fez (Lucas 15.11-27). Em sua casa, ele tinha educação, proteção, amor, sustento a contento. Mas, era um jovem insatisfeito apesar de tudo isso. Então, saiu ao mundo como um desbravador, desejoso de satisfazer suas curiosidades, cheio de vontade de experimentar o que havia em sua geração, carnal, rebelde ao Senhor. 

A aventura do filho pródigo terminou em uma poça enlameada junto aos porcos, o brilho dos olhos apagados, sozinho, com as ausências das companhias que o seguiam enquanto tinha dinheiro. A situação crítica o fez cair em si, trocar a ironia pela sensatez. Reconheceu o fracasso e quis voltar ao seu lar e pedir desculpas ao pai por desprezá-lo.

Nenhum pai ou mãe de filhos pródigos deveriam se entregar ao fracasso quanto à educação familiar, jamais se comportar como Pilatos de mãos limpas, nunca se darem por vencidos. Alguns, comentando sobre os filhos desviados, dizem a famosa frase, habitual na boca de quem não se atém às Escrituras Sagradas e está indisposto a lutar pela vitória: "cada um dará conta de si mesmo a Deus, fiz a minha parte como pai".

Os pais, na educação religiosa dos filhos, precisam ter fé e como educadores agirem conforme a Palavra de Deus determina, pois o texto bíblico não dá brecha para a derrota familiar. Pais e mães não devem se sentir incapazes de evangelizar os membros de suas casas.

A Bíblia afirma que basta ensinar as crianças para que elas não se desviem dos caminhos do Senhor. Está escrito em Provérbios 22.6: "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."

Infelizmente, em alguns casos não é diferente em lar cujo pai é um pastor evangélico, existem filhos distantes do caminho do Senhor.

E.A.G.

5 comentários:

  1. sinceramente, meu querido Xará, meu pai, pastor, sempre ensinou-nos (5 filhos) baseado na fé viva que ele e minha mãe afirmavam ter em Deus. Os frutos são vistos hoje, nos filhos e nos netos, e a fé que todos nós na família demonstramos ao nosso Deus.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em ler textos que ainda falem da família com respaldo bíblico. Aprendi muito hoje. Grata!

    ResponderExcluir
  3. Irmão Eliseu a paz do Senhor

    Sabemos que criar filhos nos dias de hoje não é uma tarefa fácil, porém o que vejo na educação Cristã é que as vezes os filhos são educado de uma forma que sentem-se prisioneiros de uma educação baseada na repressão, sou de uma familia de cinco filhos, nosso pai(pastor) sempre nos mostrou o caminho certo, fazia de costume o culto domestico e nos levava aos cultos e cruzadas nos anos oitenta e hoje, quando nos reunimos lembramos como ele fazia nos "rebocando" em onibus lotado, ele nunca usou de autoridade para nos levar a igreja, tínhamos liberdade de escolha Deus ou mundo, nenhum se perdeu mesmo que por algum tempo deixamos de frequentar a igreja as vezes por tristeza, nunca desviamos dos ensinamento do nosso pai e soubemos escolher as nossas amizade e lugares onde andávamos. Conheço filhos que tiveram uma educação extrema que se tornaram assassinos, ladroes e forasteiro e perguntei o que deu de errado? criados na igreja mas, certamente sentiam-se prisioneiros da educação extrema, sem nenhum equilíbrio, temos que saber que estamos criando os nossos filhos para o "mundo", é nosso dever "mostrar" o mundo para ele e falar dos perigos que os cerca. Hoje somos obreiros, pastores e seminarista formos criados com equilíbrio baseado na fé Cristã.

    Que Deus continue vos abençoando!

    ResponderExcluir
  4. A Paz do Senhor.

    Muito excelente o seu texto, um tema que vem em socorro aos muitos filhos pródigos que tem se formado hoje. Precisamos nos preocupar com nosso filhos, amá-los realmente para vê-los bem perto do Senhor.

    O Senhor Seja contigo.

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz em ler textos que nós ensina a educar nossos filhos em cristo muito boa a postagem parabéns!
    A paz!

    ResponderExcluir

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes