Ao lado do Pr. Antonio Gilbeto, Albertina Malafaia lançou as bases da EBD na editora Casa Publicadora das Assembleias de Deus. |
Por Albertina Malafaia
A importância da Escola Dominical
Entende-se por Escola Dominical (E.B.D.) o departamento da igreja responsável pela educação cristã, com ênfase no ensina da Palavra de Deus.
.
.
O primeiro Mestre citado nas Escrituras foi o próprio Deus. Isso é notado de modo inferencial em Gênesis 3.8-11, quando Deus ia falar com Adão, na viração do dia, certamente lhe dando ensinamentos. E de maneira mais explícita em Êxodo 4.12, quando Ele se propôs a ensinar a Moisés. Posteriormente o ensino ficou a cargo dos próprios pais (Deuteronômio 6.7-9).
.
.
Com o passar do tempo, o encargo da Lei ficou sendo tarefa também dos sacerdotes (Deuteronômio 24.8) e dos profetas (Isaías 6.8-10; Jeremias 11.1-4). Até mesmo reis bondosos aliavam-se aos sacerdotes, promovendo ensino para o povo (2 Crônicas 17.7-9).
.
.
Nos dias de Jesus, não faltou ensino, pois Ele mesmo se preocupou não somente em ensinar (Mateus 4.23), mas também em preparar pessoas que dessem continuidade ao Seu ministério (Mateus 28.19-20).
.
.
Mesmo sendo uma instituição moderna, a Escola Bíblia Domonical tem seus fundamentos num passado distante, registrado no Antigo Testamento, como podemos ver nos relatos de Esdras e Neemias ensinando o povo (Neemias 8.1-9).
.
.
O ensino da Escola Dominical é ministrado com o intuíto de alcançar um resultado tríplice:
.
.
• ganhar almas para Jesus;
• promover o crescimento e desenvolvimento do cristão;
• preparar obreiros paraa Seara do Mestre.
.
.
Tal ensino é oferecido de modo sistemático e gradativo, por meio de métodos e técnicas apropriadas, respeitando as necessidades, limitações e a capacidade de cada faixa etária, quer se trate de crianças, pré-adolescentes, adolescentes, jovens e adultos.
.
.
Como agência de formação religiosa, a E.B.D. deve estar devidamente equipada, tanto no que se refere ao corpo docente e ao segmento responsável pelo material didádico de apoio como também ao aspecto logístico.
.
.
A educação cristã deve ser um assunto que ocupe lugar cativo na mente e no coração de todos os cristãos, para que se tornem alunos assíduos.
Mais do que qualquer outra época, atualmente é imprescindível que o cristão sinta interesse em aumentar os seus conhecimentos bíblicos, a fim de possuir condições não só para enfrentar dificuldades e adversidades, mas principalmente para triunfar sobre o pecado que tão de perto nos rodeia (Hebreus 12.1b).
Em certa ocasião, o próprio Jesus criticou os fariseus dizendo-lhes que, por falta de conhecimento das Escrituras, eles eram levados a erros (Mateus 22.29).
O mesmo acontece em nossos dias. A falta de conhecimento sobreo Senhor Jesus leva muitos a negarem a fé, e um grande número é conduzido pelo caminho da perdição. Mas a Bíblia nos ensina: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8.32).
Seja, pois, um aluno permanente da Escola Dominical, onde, certamente, você se apropriará de conhecimentos importantes que trarão benefícios não somente nesta vida, mas também para a vida eterna com Jesus Cristo, Senhor nosso.
Fonte: Revista Fiel, ano 7, nº 79, Dezembro de 2011.
Albertina Lima Malafaia é psicóloga, pedagoga, bacharel em teologia e professora da EBD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.
• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.
• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.
Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.
Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.
Em Cristo,
Eliseu Antonio Gomes