Páginas

sábado, 10 de março de 2012

Ai, língua



"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."
(Provérbios 22.6)

No começo da semana, minha filha voltou da escola contando sobre um coleguinha, que está estudando na mesma sala que ela, e cuja família congrega na mesma igreja que congregamos. "Pai, o fulano gritou um palavrão!" Respondi: "Ele é um coitado".

Sempre ensinei que as pessoas fortes são aquelas que consegum dominar a raiva, e todas as outras emoções. O autocontrole é fruto do Espírito (Gálatas 5.16-23).




" ... o amor não arde em ciúmes ..."
(1 Coríntios 13.4)

A paixão não é amor. A atividade do amor é sempre equilibrada, enquanto a paixão é propensa às loucuras.  Não se desvalorize, não se humilhe. Deus manda você amar, mas amar o outro na mesma proporção que ama a si mesmo (a). Confira: Gálatas 5.14.



"Senhor, livra-me dos lábios mentirosos e da língua traiçoeira!"
(Salmo 120.2)

Existe muitas modalidades de mentirosos, mas vou citar duas. A primeira modalidade de mentira é aquela que dizem inverdades sobre você para outras pessoas. Tais mentirosos são movidos por interesses pessoais, são escravos da inveja ou outro tipo de sentimento negativo. A segunda, é muito mais nociva: lisonja. Os mentirosos que lisonjeiam estão bem perto de você. Usam palavras exaltando você, com elogios falsos, para ganhar sua confiança e aproveitar a proximidade para tirar proveitos inconfessáveis. Essa tática vale a oração: Senhor, livra-me do mal (Mateus 6.13).

Usando o recurso linguístico da hibérpole, expressões com exagero para chamar a atenção, Jesus Cristo recomendou que, se o nosso olhar causa tropeço, deveríamos arrancar os olhos; se a mão escandaliza, deveríamos rancá-la fora do braço. É claro, ninguém deve se mutilar. Se estiver preso por algum vício ruim, jejue e ore. Jesus jejuava, jejue também.

E.A.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes