Páginas

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Blogueiro Cristão dia após dia

Como blogueiro desde 2006, e no Blogger desde junho de 2007, presenciei diversas situações na Blogosfera Cristã. E penso temos que tomar cuidado e não desfalecer com o cansaço e a indignação. O desânimo pode bater forte. É preciso prosseguir olhando para Jesus Cristo, independente de todo o cenário que encontramos.

Assim como tudo o mais, entendo que escrever é uma experiência que se consolida com a prática. Uns escrevem rebuscadamente, e outros de maneira mais coloquial. Sou do segundo time e me sinto bem nele.

A impressão da nossa personalidade naquilo que escrevemos é o que torna válido o conteúdo. Embora muito importante, o tema vem em segundo plano.

Entendo que nem sempre existe inspiração para o blogueiro  ser totalmente original. Nessas horas de “branco” eu recorro aos meus rascunhos de conteúdos ainda inéditos. Também posto vídeos extraídos do YouTube e textos compilados de revistas e livros, indicando os donos intelectuais daquilo que postei.

Quando comecei a blogar, estava encantado  com a leitura do best seller de Tim LaHeye, Temperamento Controlado Pelo Espírito. Aliás, naquela época comprava praticamente todos os livros que se referiam ao Espírito. Então fiz uma postagem comentando sobre o controle do Espírito na vida do cristão, mas sem fazer cópias. Logo apareceu o comentário de um blogueiro assembleiano no espaço de comentários do artigo insinuando que havia em mim a tentativa de plagiar. Voltei ao post e fiz menção do livro com o objetivo de afastar a hipótese levantada pela tal pessoa.

Mais de 80% dos leitores que acessam meu blog são leitores que chegam pelo Google, não são originados de blogs cristãos. Entretanto, o momento mais chocante que eu tive na Blogosfera Cristã foi quando encontrei um blogueiro plagiador. Ele publicava textos que eu escrevi e publiquei no Belverede, letra por letra, vírgula por vírgula, parágrafo por parágrafo, mas sem passar os devidos créditos de autoria.

Não me preocupo com as cópias daquilo que eu escrevo, às vezes até incentivo numa nota de rodapé. Acho bom que copiem. Considero uma forma de reconhecimento do que faço. Sei que é importante que todos assinalem a fonte. Isso é dar honra a quem de direito.

E.A.G.

O conteúdo deste post faz parte de um comentário no blog Reflexões Sobre Quase Tudo, editado por Dalardier Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes