A Menina Afegã
Com apenas seis anos de idade, Sharbat Gula ficou órfã de pai e mãe por conta da guerra que assolava seu país, o Afeganistão. A invasão soviética assolou o vilarejo em que sua família morava e fez da sua vida uma tragédia.
A lente do americano Steve McCurry, trabalhando para a National Geografic, registrou o olhar da garotinha aos 12 anos, a foto ilustrou a capa de uma edição da revista em 1985. Olhos grandes e verdes, numa face que transmitia insegurança, tristeza e revolta. A fotografia tornou-se famosa, fez muito sucesso, ganhou proporções além da revista, embora nem todos conheçam quem seja a menina e a história dela, não saibam quem fez a imagem.
O filme
Na verdade, até Steve MacCurry não sabia quem era Sharbat Gula e qual era a sua situação dela após a foto, na ocasião ele havia fotografado muitas crianças e não tinha informação sobre elas. Ele revelou isso no documentário A Menina Afegã: Uma Vida Revelada (National Geografic – produção de 2002).
Vale a pena procurar o DVD nas locadoras. No filme, temos a oportunidade de conhecer MacCurry e assistir o reencontro com Sharbat Gula, aproximadamente duas décadas depois, quando ela já está casada e é mãe de três crianças.
A exposição
A exposição
MacCurry consagrou-se em sua profissão viajando com sua câmera e clicando em temas diversos, como manifestações religiosas, guerras e o cotidiano, usando cores vibrantes.
O Instituto Tomie Ohtake abriu uma exposição com entrada franca, onde além da foto Menina Afegã, é possível ver de bem perto Os Pescadores do Sirilanca, 11 de Setembro, Os Monges Budistas da Índia, e outras 112 imagens reunidas. As fotografias de MaCcurry estarão disponíveis ao público até 29 de janeiro de 2012. Endereço e contato: Rua Corope, 88 - Pinheiros, São Paulo, 05426-010, (11) 3814-0705.
O Instituto Tomie Ohtake abriu uma exposição com entrada franca, onde além da foto Menina Afegã, é possível ver de bem perto Os Pescadores do Sirilanca, 11 de Setembro, Os Monges Budistas da Índia, e outras 112 imagens reunidas. As fotografias de MaCcurry estarão disponíveis ao público até 29 de janeiro de 2012. Endereço e contato: Rua Corope, 88 - Pinheiros, São Paulo, 05426-010, (11) 3814-0705.
Conclusão
A foto e o cinema podem registrar com bastante acuracidade os momentos da alma, mas a alma humana só Deus tem condições de conhecê-la inteiramente. Tudo é patente e claro aos olhos de Deus. E Jesus faz o seguinte convite amigável para todas as almas, cansadas, solitárias, tristes, indecisas, angustiadas:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” - Mateus 11.28-30.
É importante ter relacionamento de paz com Deus.
É importante ter relacionamento de paz com Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.
• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.
• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.
Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.
Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.
Em Cristo,
Eliseu Antonio Gomes