Páginas

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sobre casamento e divórcio

Sei que o tema casamento é muito delicado, principalmente para aquelas pessoas que se casaram e estão vivendo uma união complicada, ou já estão separadas do primeiro companheiro e unidas em novo relacionamento conjugal.

Não quero julgar ninguém. Há quem esteja em novo matrimônio e já geraram filhos e filhas. Este assunto envolve muita gente!

Mas, não posso deixar de lembrar que foi Deus quem criou o casamento e disse "o que Deus uniu o homem não deve separar". E Jesus Cristo confirmou essas palavras em seu ministério. Gênesis 2.21-24; Mateus 19.4-6. A Palavra de Deus não pode ser relativizada.

"Uniu", em hebraico, é uma palavrinha que significa "unicidade", que significa algo que está fundido, impossível de ser separado.

É importante lembrar que o Senhor não leva em consideração o tempo da ignorância de ninguém! Muitos casais se casaram pela segunda vez sem que soubessem o que Deus pensa sobre a situação.
Infelizmente, em nossa sociedade, entre as pessoas que ainda não conhecem a Palavra de Deus, o casamento tem se banalizado, o divórcio tem aumentado. Alguns olham para uma pretendente e dizem: "olha lá a minha futura ex-esposa!"

Está cada vez mais fácil haver separações. E quem se separa não pretende viver só.

Repito, este assunto é bastante delicado.

"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão. " - Lucas 21.33.

" 'Eu odeio o divórcio' ", diz o Senhor, o Deus de Israel." - Malaquias 2.16.

"Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe." - Mateus 19:6.

"Foi dito: ‘Aquele que se divorciar de sua mulher deverá dar-lhe certidão de divórcio’. Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério."
Mateus 5:31-32.

"Por exemplo, pela lei a mulher casada está ligada a seu marido enquanto ele estiver vivo; mas, se o marido morrer, ela estará livre da lei do casamento. Por isso, se ela se casar com outro homem enquanto seu marido ainda estiver vivo, será considerada adúltera. Mas se o marido morrer, ela estará livre daquela lei, e mesmo que venha a se casar com outro homem, não será adúltera." - Romanos 7:2-3

"Quem zomba da instrução pagará por ela, mas aquele que respeita o mandamento será recompensado." - Provérbios 13:13.

"Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia. Nada acrescente às palavras dele, do contrário, ele o repreenderá e mostrará que você é mentiroso."
Provérbios 30:5-6.

"Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro. Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro." -  Apocalipse 22:18-19.

E.A.G.

Textos bíblicos extraídos da tradução Nova Versão Internacional (NVI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes