Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Efésios 5.4 - a definição do termo grego para parvoíce

A definição bíblica de parvoíces no idioma original do Novo Testamento.

No idioma grego, parvoíces é "mõrologia". O termo é um composto, a junção de duas palavras: mõros e "lego".

1. "Mõros", um adjetivo. O sentido é voltado para uma conotação moral. Significa pessoa tola, estúpida, sem disposição ao aprendizado, insossa.

Mõro é derivado de "moria". O termo descreve a característica de alguém que reiteradamente comete ações absurdas e sente prazer em cometê-las, a ponto de vangloriar-se. Caracteriza aquele que suscita conversas imbecis e tem comportamento apalermado.

2. "Lego", um verbo. Figurativamente, quer dizer "apresentar" (ideias e / ou planos);  narrar fatos (situações verdadeiras ou inverídicas com finalidade de perturbar o próximo.

"Morologia" é vocábulo atrelado ao sinônimo "anoêtos", que além de definir a conversa boba, também define o comportamento inconsequentemente bobo. Expressa o discurso vazio que induz o ouvinte à irritação e ao pecado da contenda e atos de violência física.

"Morologia" é associada com "morainô, que é palavra sinônima de "aphron": usada como prefixo negativo: descreve a pessoa descuidada, imprudente, que faz tolices porque descrê de conselhos que recebe. É o portador de egoísmo, aquele alguém que sempre age de maneira prática, buscando fazer o bem a si mesmo, e se faz ao próximo é sempre com o objetivo de tirar algum proveito pessoal. É quem é capaz de se comportar de maneira sensual, aquele ou aquela que não usa o entendimento e faz provocações de implicações sexuais.

O parvo é pessoa aborrecedora, detestável, aquele que expressa muitas tolices em suas conversas, é alguém com falta de entendimento para medir as consequências da suas ações contrárias ao mandamento de amar ao próximo, aquele que coloca de lado a amor ao próximo. É o sujeito age passivamente como ignorante, desinteressado pela ética.

se diverte incomodando o outro com pirraças. Ele é irritante, inconveniente, difícil de se gostar e tolerar. Toda pessoa que convive com gente que, rotineiramente, comete parvoíces, deve vigiar bastante para não cair na tentação do revide grosseiro.

Parvoíce é a conversa tola, quase sempre com conotação moral negativa. Parvoíces são as palhaçadas negativas que denigrem o semelhante, são cometidas por pessoas que não aprenderam a significância do mandamento para amar a Deus e do mandamento para amar o próximo. Suas mentes são fechadas, seus pensamentos são todos para si mesmo, pois são egocêntricos. Elas amam menos - se é que amam alguém...

De tudo isso, podemos notar que o Novo Testamento não usa o termo parvo (tolo) ligado com o intelecto humano, mas com a falta de senso moral e falta de espiritualidade de cada um. No sentido estrito do termo, ser parvo é não viver de acordo com as diretrizes do amor a Deus e ao próximo.

Veja a descrição da sabedoria que vem lá do alto, Tiago 3.13-18:

"Quem entre vocês é sábio e inteligente? Mostre as suas obras em mansidão de sabedoria, mediante a sua boa conduta. Se, pelo contrário, vocês têm em seu coração inveja amargurada e sentimento de rivalidade, não se gloriem disso, nem mintam contra a verdade. 15 Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; pelo contrário, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e rivalidade, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. Mas a sabedoria lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, gentil, amigável, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.

O que significa torpeza no idioma grego

E.A.G. 

10 comentários:

  1. COMUNICADO:

    Comentários são sempre bem-vindos!

    Lamentavelmente em 23 de novembro de 2018, por acidente, comentários foram apagados neste espaço. Peço desculpas aos Leitores de Belverede por este motivo. Em especial aos Internautas que prestigiam este trabalho publicando suas opiniões aqui.

    Agradeço por compreenderem a situação.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor querido poderia falar a respeito de chocarrice
    ?

    ResponderExcluir
  3. Olá, Anderson.

    É um prazer ter a sua interatividade por aqui. Sempre que quiser, manifeste-se como se estivesse em sua própria casa, pois o blog Belverede é a nossa casa.

    Sobre a sua pergunta, já existe um artigo publicado com o tema que você sugeriu. Acesse este link e o lerá: https://bit.ly/2UDkCDv

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom,agora entendi no sentido mas abrangente dessa palavra e vó vigiar mias em minhas palavras,muito grata a Deus pela sua visa

    ResponderExcluir
  5. Muito bom gostei bem explicado facil de enteder

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso né esclarecedora explicação. Louvado seja Deus e obrigada a vcs

    ResponderExcluir
  7. Olá, Jeanne.

    Observei que seu perfil no Blogger está cadastrado desde dezembro de 2015. Eu quero incentivar você a estar na internet como criadora de conteúdo bíblico, coisas relativas à sua fé. Faça isso por amor ao Senhor e amor às almas de internautas. Pondere nessa sugestão orando a Deus a respeito desse assunto.

    Que Deus seja louvado por suas postagens como blogueira.

    Que Ele continue a abençoar você.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom obrigada gostei explicação fácil de entender

    ResponderExcluir

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes