Escrevo este tópico fazendo uso do termo fashion week. Devo dar o crédito a quem de direito. Foi usado pela blogueira Bete Freiri.
Paulo escreveu: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional" - Romanos 12.1.
Sacrifício vivo! O que é isso? Na Dispensação da Lei, o cordeiro era sacrificado, na Dispensação da Graça o cristão deve fazer morrer a velha natureza. É a luta da carne com o espírito, fazer a vontade de Deus prevalecer sobre a nossa. É o ato de negar-se a si mesmo.Isso é culto a Deus, e deve ser em todo tempo, não apenas na reunião no templo.
Nos templos temos apenas a reunião de culto a Deus. Mas a vida do cristão precisa ser culto permanente, ininterrupto. O começo deste culto ocorre quando o ser humano se converte a Jesus Cristo, e deve continuar dia após dia. O cristão precisa viver em reverência ao Senhor em sua vida. Dentro do templo, no trabalho, na escola, em casa, nas ruas, entre as multidões e a sós.
Muitas pessoas se convertem, mas por anos e anos dentro de ambientes religiosos não chegam a saber o significado da palavra culto.
Bem, o apóstolo Paulo se refere ao momento que nos reunimos na igreja. Faz referência à ordem e a decência. Coisas que tornam o culto dinâmico, participativo, coletivo e individual ao mesmo tempo. Cumprir essas formalidades geram adoração a Deus em espírito e em verdade. Mas, nem sempre é assim em algumas igrejas. Parece haver uma passarela. Senta-se; levanta-se; entra e sai do templo durante o transcorrer da reunião. Acho muito triste...
Por que isso ocorre? Acontece por falta de bom exemplo e de ensinamento.
Algum tempo atrás, no programa de televisão Movimento Pentecostal, foi transmitido um episódio em que o nobre Pr. José Wellington Bezerra da Costa pregava, atrás dele, sentada numa fileira de cadeiras, a esposa era apresentada conversando sem nenhuma cerimônia com alguém ao seu lado. O povo mais simples é imaturo e segue o que vê... Não me lembro da pregação, só tenho em mente a falta de reverência a Deus da senhora Wanda Freire... Mas não é apenas essa mulher quem faz isso. Pelos púlpitos de igreja protestantes existe o costume de conversar durante os cultos.
"Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus" - Eclesiastes 5.1 a.
A irreverência nas igrejas é motivada pela falta de diversos fatores, mas citarei apenas sete:
• autoridade pastoral;
• oratória atraente e temas novos na pregação;
• exemplo da liderança e de seus familiares;
• senso do ridículo;
• conhecimento de si mesmo;
• reverência a Deus;
• conhecimento de Deus.
O que dizer sobre dirigentes de culto que exigem atenção dos membros apenas na hora da pregação? Eles parecem ter esquecido o significado do termo culto.
Nenhuma igreja é perfeita! Mas, o que é mais assustador é quem àqueles que não prestam reverência nas reuniões de culto, prestarão bem menos longe dos templos.
E.A.G.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.
• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.
• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.
Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.
Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.
Em Cristo,
Eliseu Antonio Gomes