E, nenhuma denominação evangélica têm o poder de salvar ninguém.
Os prerequisitos bíblicos para a salvação, são:
1 - Crer em Jesus como Senhor e Salvador (Atos 4.12)
Considerar Jesus como Senhor é mais do que dizer isso com nossos lábios. A mera confissão se constitui em fé morta, enquanto que a fé viva é ativa, faz com que o crente passe a agir obedecendo a Cristo.
Quem realmente aceita a Jesus como seu Senhor passa a viver segundo as vontades dEle. Para obedecer a Cristo é necessário conhecer tudo o que Ele disse. O Novo Testamento contém os Seus ensinos. Após conhecer esses ensinamentos, passamos a saber o que Ele quer de nós. Os servos fiéis seguem as vontades do seu Senhor.
A melhor maneira de conhecer ao Senhor, saber o que Ele espera de todo cristão, é ler e orar, com o coração disposto à submissão. A leitura do Novo Testamento e a oração são as atitudes que produzem resultados espirituais positivos entre os cristãos e Jesus Cristo.
2 - Colocar a fé em prática (Romanos 2.21-24; Tiago 1.22-23)
Crer não é apenas um esforço mental, é seguir o mandamento de amar a Deus e ao próximo.
a) Amar a Deus significa o mesmo que obedecê-lo de maneira espontânea, sem a busca de tirar proveito próprio dessa relação.
Não existe quem ame a Deus de verdade sem obedecê-lo. A obediência é a tradução do amor verdadeiro, e a rebelião - declarada por contestações ou no silêncio do desprezo - é a tradução do amor a si mesmo, é a manifestação da egolatria.
b) Amar o próximo é o mesmo que fazer o bem ao próximo, quer mereça ou não. O cristão fiel faz o bem a todos, até aos inimigos, porque Jesus manda, porque está consciente que a obediência ao mandamento do amor é a diferença entre ser fiel e rebelado, ser ovelha e bode, ser joio e trigo, ser luz e trevas.
3 - O Padrão dos crentes protestantes
Os protestantes consideram os personagens da Bíblia pessoas falhas, pecadoras. Nenhum prostestante segue os apóstolos Paulo, Pedro, ou outros apóstolos. Fazer deles padroeiros não é uma doutrina da Igreja Reformada, é doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana.
É um erro pensar que os apóstolos são modelos aos crentes protestantes! Quando Paulo escreveu "sejam meus imitadores", ele não estava aconselhando a imitar sua pessoa como ser humano. Ele acrescentou: "como eu sou imitador de Cristo" (1ª Corintios 11.1).
Assim sendo, a lição é: sejamos imitadores de Cristo, e não meros imitadores de homens.
Apesar de Martinho Lutero, João Calvino, Unrico Zuínglo e Jacó Arminio serem considerados grandes reformadores, os protestantes têm como modelo a ser seguido apenas Jesus Cristo.
Imitar homens é perigoso, é praticamente uma idolatria, pois Jesus deixa de ser entronizado em nossos corações.
Eu procuro sempre olhar a Igreja como Organismo Espiritual, cuja cabeça é Cristo. Ou seja: eu nunca esqueço que a Assembleia de Deus – denominação evangélica onde cresci e me converti - é apenas uma denominação, uma instituição humana (esta afirmação não é um desprezo!).
A Assembleia de Deus contém muitos cristãos que fazem parte do Corpo de Cristo, mas ela não é a Igreja, é apenas uma organização criada por homens. E como tal, possui seus equívocos - só Jesus não tem pecado. Nesta mesma condição estão todas as denominações evangélicas: Batista, Presbiteriana, Quadrangular, Deus é Amor, etc.
A Igreja é simbolizada pela anatomia do corpo humano, com seus membros diferentes e com funções diferenciadas e essenciais. Cada membro é útil em sua ação específica, útil a si e coletivamente. Mas, alguns líderes de denominações – assembleianos, batistas, presbiterianos, e outros - se esforçam para que todos os membros do Corpo de Cristo sejam iguais – segundo a doutrina denominacional em que vivem e desejam que todos a vivam também. Impossível acontecer essa padronização de fé e ações, então, eles criticam uns aos outros porque têm características e funções diferentes!
Conclusão
Observando os protestantes, encontramos diferenças teológicas encontradas na maneira de professar suas crenças. A diferença faz com que hajam diversas denominações evangélicas através de liturgias distintas, - agrupados nos movimentos tradicionais, pentecostais e neopentecostais. Mas esta diferença não interfere na questão da salvação.
Os pentecostais e os neopentecostais crêem, e recebem o batismo e os dons do Espírito, os tradicionais, não... Porém, os três movimentos crêem que a salvação é apenas crendo em Jesus Cristo como Salvador e Senhor.
Como alguns dizem: maior é a semelhança que une a cristandade do que a diferença que a separa.
E.A.G.
O artigo está liberado para cópias, desde que citados o link (HTML) do blog Belverede e o nome do autor.
Olha amado só vou citar uma pequena correção à imagem que o Senhor usou falando sobre o logo tipo da Igreja Quadrangular.
ResponderExcluirOs nossos fundamentos são Jesus Salva,Cura Batiza e Ele breve voltará (para buscar os seus).E não "leva pro Céu", Jesus leva pro Céu sim mais não a qualquer um e sim aqueles que realmente crêem nele e o verdadeiramente o serve e o busca.
Fica na paz espero nao ser mal interpretada.