"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma" - 1ª Coríntios 6.12.
"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam” - 1ªCoríntios 10.23.
Frisei trechos das duas passagens bíblicas, pois pretendo comentar sobre eles. Nos dois versículos, podemos notar que o apóstolo Paulo observa que é importante não se deixar prender às coisas lícitas e entre elas é importante priorizar apenas o que for lícito e ao mesmo tempo edificante.
No capítulo 14 da carta de Paulo aos Romanos, encontramos a síntese da explicação de Paulo sobre o que vem a ser conveniente ao cristão. Entendemos que só o amor edifica.
Amar o próximo é um mandamento de Cristo - Mateus 22.39.
Todas as práticas que a nossa consciência não nos condenam, precisam passar pelo crivo do amor, se é ou não motivo de tropeço ao irmão de fé. Quando praticamos atos que escandalizam e atrapalham a caminhada cristã do próximo, estamos procedendo de maneira não edificadora, primeiramente, contra nós mesmos.
E.A.G.
O artigo está liberado para cópias, desde que sejam citados o link (HTML) e o nome do autor.
sim devemos nos policiar sempre até no que falamos...
ResponderExcluirSomente quem nasceu de Deus tem a capacidade de discernir entre o certo e o errado em algumas ocasiões que passamos...
Pois os espirito nos avisa quando nos desviamos do caminho
gostei do blog...
Fica na Paz de Deus
Diego
ResponderExcluirÉ mesmo necessário manter a vigilância.
Costumo orar para que Deus mantenha meu ouvido sensével à voz do Espírito. Se não houver disposição para ouvir, não ouviremos o Senhor falar conosco.
Abraço.