Páginas

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Não vos embriagueis com vinho - contextualização de Efésios 5.18


Ao citar a proibição do costume em bebericar vinho, cita-se Efésio 5.18. Mas, qual é o contexto imediato deste versículo? É importante contextualizá-lo em nossas citações. Vejamos, então Efésios 5.1-21, onde Paulo descreve as obras da carne. É importante notar que encontramos a característa de pessoas embriagadas no contexto. Assinalarei em vermelho onde encontrei tais características.

"1Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; 2e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. 3Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; 4nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças. 5Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. 6Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. 7Portanto, não sejais participantes com eles. 8 Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz 9(porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade), 10provando sempre o que é agradável ao Senhor. 11E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. 12Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha. 13Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz. 14Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. 15Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, 16remindo o tempo, porque os dias são maus. 17Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. 18E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, 19falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, 20dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo".

Vamos observar agora os significados das palavras que eu assinalei em vermelho.

I. Impudicícia (que é o contrário de pudicícia)

a - im.pu.di.cí.cia sf (lat impudicitia) 1 Falta de pudicícia. 2 Ato ou palavra impudica.

b - pu.di.cí.cia - sf (lat pudicitia) 1 Qualidade de pudico; pureza do corpo e da alma; castidade. 2 Honra feminina. 3 Pudor. 4 Ação ou palavras que demonstram pudor.

II. Conversação torpe (torpe possui o sentido de embriagado)

a - con.ver.sa.ção sf (lat conversatione) 1 Ação de conversar; conversa, colóquio. 2 Convivência, familiaridade.

b - torpe 1 _ (ô) adj m+f (lat torpidu) 1 Que entorpece. 2 Acompanhado de entorpecimento. 3 Em que há torpor; entorpecido. 4 Que não tem movimentos livres. 5 Falto de habilidade e destreza. 6 Acanhado, embaraçado.

c - torpe 2 _ (ô) adj m+f (lat turpe) 1 Desonesto, impudico. 2 Indecoroso, infame, vergonhoso. 3 Indecente, obsceno. 4 Ignóbil, sórdido. 5 Asqueroso, nojento, repugnante. 6 Maculado, manchado, sujo. Antôn (acepção 4): nobre, elevado.

Observação: Torpeza é o contrário de nobreza! Deus nos chamou para ser reis (Apocalípse 1.6; 5.10).

III – Palavras vãs

vão adj (lat vanu) 1 Vazio, oco, sem valor. 2 Falto de realidade; fantástico, filho da imaginação. 3 Falto de senso, de conhecimentos; frívolo, ignorante, insciente. 4 Baldado, ineficaz, inútil. 5 Que não tem razão de ser nem fundamento. 6 Frívolo fútil. 7 Aparente, enganador, falso, mentiroso. 8 Desvanecido, enfatuado, vaidoso, vanglorioso. sm 1 Espaço vazio ou desocupado. 2 Intervalo. 3 Parte desocupada ou vazia; vácuo. 4 Espaço aberto em um muro ou em uma parede. 5 O jogo de tabuinhas ou de cortinas pertencente a uma janela ou a uma porta. 6 Região clavicular; ápice do pulmão. 7 Reg (Goiás) Depressão ou vale profundo por onde correm os rios. 8 Reg (Piauí) Despenhadeiro em meio aos tabuleiros. Em vão: debalde, inutilmente. feminino: vã. Plural: vãos, vãs. sup abs sint: vaníssimo.

IV – Chocarrice

cho.car.ri.ce sf (chocarrear+ice) Gracejo atrevido e grosseiro; chalaça, escárnio, truanice.

V – Incontinerte

in.con.ti.nen.te adj (in+lat continente) 1 Que não tem continência. 2 Imoderado. s m+f Pessoa imoderada nos apetites sexuais.

Conclusão

Qual o pecado em beber vinho? Não se embriague. Você crê que é templo do Espírito Santo? Então não deve ingerir nada que cause dano ao organismo, pois precisa conservar-se como instrumento para edificação de todos nesta geração.

E.A.G.

2 comentários:

  1. Uma benção de blog, parabens, que Deus continue te usando p/ levar a palavra dele a tds q necessitam dela.
    Fique na Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  2. Luciana

    Obrigado pela visita e palavra de incentivo.

    Abraço fraternal.

    ResponderExcluir

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes