Páginas

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

UM EXEMPLO DE JUGO DESIGUAL NOS NEGÓCIOS

Não há possibilidade de firmar jugo, sociedade nos negócios, sem haver o relacionamento interpessoal.

Conheço uma pessoa que faz parte do meu circulo social que foi dono de uma grande rede de lojas de roupas na cidade de São Paulo, no século passado, na década de 1970. Ele, sendo cristão evangélico tinha um sócio não-cristão, alguém que era umbandista, candomblecista. Sei lá... Uma dessas religiões vindas do continente africano, que dizem que sacrificam animais e até pessoas (não confirmo esta acusação séria).

O pastor o aconselhou a não firmar sociedade, ele não o ouviu e nem ouviu os protestos de toda a família dele.

Apesar das propagandas na televisão, apesar das lojas cheias, dinheiro entrando no caixa, centenas de empregados, houveram dias em que faltava o leite das suas crianças em casa. Ele descobriu que o sócio roubava-lhe muito, levava os lucros para fazer “trabalhos” no terreiro de macumba.

Em oito anos neste negócio, ele não enriqueceu, empobreceu mais. As lojas fecharam em falência. Ele ficou devendo para muitas pessoas após o fechamento e veio a ter um AVC. Há mais de 15 anos está deitado numa cama sem falar, sem ação... Recebe favores como comida na boca, as roupas que veste são ganhadasr, vai ao hospital através de caronas.

Por quê? Acredito que tudo isso aconteceu por causa do jugo desigual. Se o sócio fosse alguém com temor a Deus não haveriam extravios de dinheiro, as brigas não aconteceriam, os roubos também não. E se talvez se a sociedade fosse entre dois umbadistas, poderia ter sido mais amigável.

Em tempo: respeito as religiões afros. O relato não é em teor generalizado. E respeitar não significa concordar com o cultos às divindades.

E.A.G.

Um comentário:

  1. Prezado Eliseu,

    Embora já tenha respondido lá no Prossigo para o Alvo, resolvi dar uma passada aqui no Belverede para agradecer as últimas dicas...

    Vou ficar de olho, e tentar aproveitar o conselho do amigo...

    Abraços,

    Robson Silva

    ResponderExcluir

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes