"Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste:
♦
♦
ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo
♦
as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares.
♦
Ó SENHOR,
♦
Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome!"
♦
as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares.
♦
Ó SENHOR,
♦
Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome!"
[Almeida Revista e Atualizada]
__________
__________
Ecologia é uma palavra muito usada hoje em dia. Cada vez mais pessoas estão reconhecendo que estamos poluindo e destruindo gravemente o planeta em que vivemos.
Quando Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, ordenou: . “...enchei a terra e sujeitai-a; dominai (...) sobre peixes (...) aves (...) todo animal" - Gênesis 1.28.
Esta passagem coloca o homem como o cabeça de toda a obra divina da criação, como um pouco abaixo de Deus. O ser humano recebeu uma posição exaltada de governante sobre a Terra, o Sol, a Lua e as estrelas (Salmo 8.3), incluindo também todos os seres vivos (Salmo 8.3, 7,8).
Quanto à posição e ao poder sobre toda a criação, o ser humano recebeu uma tremenda autoridade. Mas tal poder sobre a natureza que Deus tem dado encerra tanto privilégios quanto grandes responsabilidades. A palavra dominar não significa “usar”. Significa “cuidar”. Porém, muitos entendem errado a ordem divina e empregam suas capacidades e conhecimentos para aproveitar de modo indevido os recursos da Terra. Outros, no entanto, felizmente, têm sido bons administradores de tudo quanto Deus tem confiado a seus cuidados.
Quando possuímos um animal de estimação, temos a autoridade legal sobre ele, mas também temos a responsabilidade de alimentá-lo e cuidar bem dele. Como você trata a criação de Deus? Use seus recursos sabiamente, porque o Criador o fez um despenseiro. Vemos no Salmo 8, versículo 5, que Deus lhe deu uma honra especial, concedeu a você autoridade para cuidar de tudo que Ele criou, objetivando o bem das gerações futuras e dos outros seres vivos que Ele criou.
O domínio pelo homem é real, faz parte da glória e da honra e é o seu destino. Entretanto este domínio não é absoluto e nem independente. É participação, em condição de subordinado, do governo de Deus; e é uma dádiva e não um direito adquirido (Gênesis 1.16-17, Salmo 8.5).
Ao ser criado, Adão foi colocado pelo Criador acima dos anjos, porém, com o advento do pecado Adão e toda a raça humana perdeu a plenitude de autoridade. Por causa do pecado o homem foi rebaixado e passou a estar sujeito à morte. Posteriormente, o Criador disse a Noé que pavor e medo dos seres humanos cairiam sobre todas as criaturas viventes (Gênesis 9.2). No entanto, recuperará tal posição em Cristo, que sujeitará todas as coisas a si quando voltar.
Agora, neste estado reduzido, destituído da glória de Deus (Romanos 8.23), o ser humano está abaixo dos anjos. O próprio Cristo se rebaixou por algum tempo, assumindo a posição inferior ao viver no patamar existencial de homem, a fim de ser elevado novamente acima dos anjos, à sua posição original, ao morrer na crruz e ressuscitar ao terceiro dia. Quando Ele ressuscitou foi exaltado acima de todos os seres angelicais ou de qualquer outro ser, exceto do Pai (Efésios 1.21; Filipenses 2.911; 1ª Pedro 3.22). O homem redimido será exaltado à mesma posição com Cristo (Romanos 8.17-18; Efésios 2.6-7; 3.8-11; 2ª Timóteo 2.12; Hebreus 2.5-11; Apocalipse 1.6; 5.10; 22.4-6).
Enquanto Cristo não volta para arrebatar a Igreja, cuidemos melhor do nosso planeta , pois a Terra não é reciclável!
E.A.G.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.
• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.
• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.
Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.
Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.
Em Cristo,
Eliseu Antonio Gomes