E Jônatas fez jurar a Davi de novo, porquanto o amava; porque o amava com todo o amor da sua alma - 1º Samuel 20.17.
Sirlei S. Passolongo definiu a relação de amizade assim: Amigo é criança que nunca cresce, jovem que nunca envelhece, amigo é alguém que a gente nunca esquece.
Para outros, amizade é amar, ela está junto ao amor e também é o amor. É uma relação descrita como o mais nobre dos sentimentos, o mais humilde deles. Cresce a sombra do desinteresse, nutre-se brindando com a compreensão.
Amizade não é só receber, é dar também; não é magoar, é incentivar; não é descrer, é examinar e se esforçar para crer; não é ofender, é compreender e perdoar; não é humilhar, é defender; não é julgar sumariamente, é aceitar e contornar problemas.
Somente os honestos podem ter amigos, a lealdade é uma das qualidades mais valiosas da vida, para ser leal, uma pessoa não pode viver só para si mesma.
A amizade não admite sombras, fingimentos, e nem rusticidades. Exige sacrifício e coragem, compreensão e verdade. A verdade acima de todas as coisas.
Apesar de Davi ser perseguido pelo insano rei Saul, ele tirava forças da sua amizade com o filho de Saul. O relacionamento deles era caracterizado pela confiança, compreensão e encorajamento. Como teria sido difícil para Davi suportar esta perseguição injusta sem o apoio de uma amizade alicerçada no Senhor.
Davi, depois que se tornou rei honrou a amizade com Jônatas, que lhe havia pedido que tratasse sua descendência com benevolência. Convidou Mefibosete, filho de Jônatas, para morar em seu palácio e assim lhe proporcionou uma vida regalada.
Jônatas é um bom exemplo de amigo. Era corajoso e leal; jamais colocou o seu bem-estar à frente do bem estar daquele a quem amava. Às vezes ele tinha que lidar com a lealdade conflitante entre Davi e seu pai Saul. As saídas que encontrava nos ensina como ser leais e também o que deve dirigir a nossa lealdade. Na vida de Jônatas, a verdade sempre o dirigiu.
A história de Davi e Jônatas ilustra o valor da amizade. O testemunho de Davi e Jônatas nos lembram que precisamos nutrir as amizades que Deus nos dá.
O amigo é a primeira pessoa que aparece quando o mundo inteiro desaparece.
"E disse Jônatas a Davi: vai-te em paz, porque nós temos jurado ambos em nome do Senhor, dizendo: o Senhor seja perpetuamente entre mim e ti e entre minha semente e a tua semente" – 1ª Samuel 20.42.
E.A.G.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.
• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.
• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.
Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.
Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.
Em Cristo,
Eliseu Antonio Gomes