Páginas

segunda-feira, 29 de junho de 2009

O SINAL DE CAIM

O assassinato de Abel - gravura do século XV
Por Márcio Souza
.
Qual era o sinal que foi colocado em Caim? Esta pergunta ao longo dos séculos tem feito de Caim um alvo de especulações e presságios.
.
Muitos já especularam sobre esse assunto e o mesmo tanto de sugestões sobre que sinal foi colocado em Caim já foi ventilado. Contudo, as Escrituras não fornecem nenhuma outra informação que pudesse esclarecer a natureza do sinal.
.
Entre as diversas idéias sobre o assunto, encontramos aqueles que afirmam que o sinal era um mal físico, como alguma enfermidade; ainda outros afirmam que era um sinal sobrenatural, uma marca exótica. Veja a seguinte relação:
.
• Caim teria ficado leproso, doença que atacou principalmente o rosto, tendo sido esse o início da temida enfermidade.
.
• Ele recebeu uma marca, uma espécie de tatuagem, uma palavra impressa que o assinalava como assassino.
.
• Tornou-se deficiente, ficando aleijado; tinha dificuldade para se defender, sendo necessário fugir de sua comunidade.
.
• Um chifre cresceu em sua testa.
.
• O seu nome escrito em sua própria testa, ou Caim, o homicida.
.
• A terra tornava-se estéril por onde Caim andava.
.
• O sinal era composto de sete simbolos misteriosos estampados em sua testa.
.
• Os mórmons dizem ser a cor negra da pele.
.
Certamente, as tentativas acima são meras sugestões, desprovidas de quaisquer evidências. Em alguns casos, como a do oitavo item, servia para promover o racismo e implementar a superioridade de raças, algo totalmente contrário às Escrituras e ao plano de Deus para o homem.
.
Não conhecemos o sinal, porque não seria útil para nós hoje e, também as Escrituras não foram preparadas para alimentar nossa curiosidade, mas para conhecermos os eventos principais que marcaram a história e demonstram a natureza pecaminosa do homem em contraste ao esforço contínuo de Deus em procurar o homem, confrontá-lo com suas ações e providenciar a justiça.
.
Consulta: Defesa da Fé, nº 25, ano 4.

2 comentários:

  1. Amigo o sinal de Caim foi uma mutação genética DEUS o fez ficar gigante.
    A bíblia fala de um povo gigante da família de golias.
    Eu tenho um estudo sobre isto é grande no qual eu forneço os capítulos e versículos.
    Lembra aqueles gigantes que Deus resolveu mandar o dilúvio pois estava acabando com a terra. São descendentes de Caim.
    E os gem deles passaram nas noras de noé..
    Escrevi acima um resumo do meu estudo.
    Um abraço.
    iunes.batista@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Caro Iunes

    Eu penso que este assunto, sobre qual seria o sinal de Caim, para nós esteja no campo das conjecturas. Não há afirmação bíblica que responda claramente nossas perguntas.

    Além disso, saber a verdade sobre isso não muda nossa condição espiritual diante de Deus.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes