Páginas

segunda-feira, 25 de maio de 2009

A GLÓRIA, O ORGULHO E A QUEDA DO REI UZIAS (FINAL)

Notas arqueológicas
.
A fé é algo maravilhoso. Por meio dela os crentes em Jesus Cristo não possuem apenas um livro chamado Bíblia Sagrada. Têm, também, experiências sobrenaturais com Deus. Quem crê não vive apenas no campo das retóricas (Deus existe ou não existe?), possui comunhão com o Criador no dia-a-dia. 

Além disso, paralelamente à crença em Deus, ao longo do tempo as diversas histórias bíblicas têm recebido a comprovação da arqueologia, mesmo em face de tantas dificuldades que é escavar em lugares como Israel e Palestina, onde os conflitos de guerra estão sempre presentes dificultando o trabalho. Imagine se os arqueólogos trabalhassem em tempos de paz, com a colaboração plena dos dois países?!
.
Descobertas arqueológicas têm comprovado a prosperidade de Judá sobre o reinado de Uzias. Torres e cisternas têm sido achadas em diversas escavações nas regiões de Qumran, Gileade e Berseba. Um sinete com o nome de Uzias foi achado numa cisterna de Tell Beit Mirsim.

Uma inscrição do rei Tiglate-Pileser III, rei da Assíria (747-727 a.C.) que atacou o reino do Norte e o levou ao cativeiro, Israel, provavelmente o cita quatro vezes: Azarias, Uzias, o judeu.
.
Uma pedra tumular de Uzias foi descoberta no museu Arqueológico Russo do Monte das Oliveiras, pelo Dr E.L. Sukenik, da Universidade Hebraica de Jerusalém. Possui a seguinte incrição em caracteres aramaicos: "Para aqui vieram os ossos de Uzias , rei de Judá - não abram". Uzias foi sepultado na cidade de Davi, mas ao que parece o túmulo foi esvaziado e os restos mortais do rei foram levados para outro lugar.
.

.
Consulta: Bíblia de Estudo NVI (Editora Vida); A Bíblia Vida Nova (Sociedade Religiosa Edições Vida Nova); Manual Bíblico de Halley (Sociedade Religiosa Edições Vida Nova).
.
[atualizado: 11h30 / 26 de maio de 2009]

9 comentários:

  1. É fácil observar que O caso do rei Azarias foi que ele quis usurpar o sacerdócio, não muito diferente de obreiros que estão nas igrejas: Auxiliar quer ser diácono este quer ser presbítero e se o pastor não tiver cuidado tomará uma rasteira.

    ResponderExcluir
  2. Bênção aprendi muito com esse Estudo

    ResponderExcluir
  3. Olá, irmão Davi.

    Obrigado por publicar seu depoimento sobre o estudo. Este testemunho é recebido como incentivo a continuar escrevendo e compartilhando o conteúdo escrito.

    Honras e glórias ao Senhor por tudo!

    E.A.G.

    ResponderExcluir
  4. Deus abençoe ao irmão por essa publicação abençoada sobre a vida do Rei Uzias, a qual serve de alerta para nós, que o que somos e venhamos a realizar tem que vir de Deus e a glória dada somente a Ele

    ResponderExcluir
  5. Everaldo.

    Pois é, meu irmão. Deus está acima de tudo e de todos, seu poder é indescritível e só por causa desse poder e de sua misericórdia é que existimos. Então, toda glória e gratidão sejam dadas a Ele.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso esse estudo .. imagine que até hj eu acreditava que Isaías era primo e estadista do rei Uzias
    ..meu Deus..aprendi muito hj obrigado

    ResponderExcluir
  7. Pastor Magno,

    O objetivo deste blog é exatamente isso, compartilhar o conhecimento bíblico, que tivemos a oportunidade de receber por conta do compartilhamento de outros, que também se dispuseram a dividir o que sabiam.

    Deus o abençoe cada vez mais.

    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom .... Deus continue te usando .obrigado por se esforçar em ensinar a palavra .

    ResponderExcluir
  9. Tarciso.

    Ore por nós, a ideia nossa é continuar nesta tarefa. E sem Ele nada podemos fazer.

    ResponderExcluir

Olá!

Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.

Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:

• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.

• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.

• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.

• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.

Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.

Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.

Em Cristo,

Eliseu Antonio Gomes