Arte John Haysom / Editora Scipione
.
O uso da hermenêutica na leitura devocional do livro de Jó
.As Escrituras Sagradas são uma coleção de 66 livros, que estão em perfeita harmonia uns com os outros. Essas obras literárias não podem ser separadas porque é a Palavra de Deus (singular). Para ler a Bíblia e tirar proveito espiritual dela, é necessário abrir a mente e considerar desde Gênesis 1.1 ao Apocalipse 22.21 como um só material inspirado pelo Espírito Santo para nós.
.
A Bíblia é cristocêntrica. Desde o relato do período da criação, no livro de Gênesis, encontramos a revelação do nascimento de Jesus e sua missão. É revelado que de uma mulher nasceria um que esmagaria a cabeça da serpente (3.15; Romanos 16.20). Notemos que essa revelação surge e não se sustenta por si mesma, cresce com a junção de outros textos bíblicos atrelados, como o livro de Isaías. E depois ela é corroborada no Novo Testamento.
.
Não existe nenhum respaldo para que se tire um texto bíblico fora do seu contexto. Ao fazer isso, corre-se o risco de entrar por heresias, é uma conseqüência natural. Foi desse forma que hereges entraram pelo caminho do espiritismo, da poligamia e outros desvirtuamentos.
.A geração de Jó.
Grande parte dos biblistas afirmam que o livro de Jó é de autoria de Moisés, ou de um israelita desconhecido, e que provavelmente tenha sido escrito até antes de Gênesis. Alega-se que o próprio Jó não tenha nascido em Israel, pois, ao contrário dos judeus, em nenhum momento em seus discursos e nem de seus amigos, o nome pactual de Deus (Jeová / Ieavé) está empregado. Eles se referiram a Deus como Todo-Poderoso (El Shadai). Assim sendo, acredita-se que Jó viveu antes da Lei.
. Esta situação é aflitiva para muitos leitores da Bíblia Sagrada por não alcançarem a compreensão que os faz entender o livro de maneira harmoniosa com o restante da Bíblia Sagrada. A aflição ocorre porque eles não têm a noção da época em que Jó viveu. A dificuldade se consiste no fato de que o livro é o décimo oitavo dentro do cânon, quando se fosse colocado dentro da ordem cronológica do tempo, deveria ser o segundo.
.
A teoria de que Jó viveu antes da Lei é consistente. Em todo livro não existe censura aos passos de Jó como um infrator dela. Ele não conheceu os Dez Mandamentos, e não poderia ser julgado por ele.
.
Jó é julgado pela própria consciência, da mesma forma que aconteceu com Adão e Eva, Caim e todos os habitantes da era do dilúvio. E como serão julgadas todas as almas que não conheceram o Evangelho.
.
Romanos 2. 13-15: “Porque os que ouvem a Lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a Lei hão de ser justificados. Porque, quando os gentios, que não têm Lei, fazem naturalmente as coisas que são da Lei, não tendo eles Lei, para si mesmos são lei; os quais mostram a obra da Lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os”.
.Assim sendo, a lei de Deus estava escrita dentro do coração de Jó.
.E.A.G.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Obrigado por comparecer ao blog Belverede e interagir comentando. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisando a todos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• Não serão publicados comentários em que houver palavreados chulos, xingamentos, frases grosseiras. É permitido o debate educado.
• O Editor do blog Belverede analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que ferem a privacidade pessoal ou familiar, e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
• O editor do blog Belverede não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos à publicação os identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando à preservação do digitador devido o assunto referir-se a ele mesmo, com vista a receber aconselhamento de ordem espiritual, e a abordagem do tema tratado estiver dentro do assunto do artigo em que o comentário tem em vista ser publicado.
• Mais sobre cometários em anonimato. O comentário é de exclusiva responsabilidade de quem o escreve, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. A utilização da condição de anonimato, não exime de responsabilidade seu autor, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade ser exposta de maneira clara.
Ainda, pedimos a gentileza ao Leitor (a) para usar este espaço de comentários escrevendo comentários referentes ao artigo.
Incentivamos aos que pretendem tratar de assunto particular, pedir orientação pessoal/espiritual. a usar o seguinte e-mail de contato: eliseu07redesocial@yahoo.com.br.
Em Cristo,
Eliseu Antonio Gomes